5 coisas que você não pode dizer para os investidores

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Navegando pelos incontáveis feeds disponíveis na web, encontrei este da Forbes com um conteúdo bem interessante. Na tradução literal diz que são as 5 piores coisas que você poderia dizer em uma apresentação a venture capitals. Mas acredito que valha pra qualquer tipo de pitch em busca de investimento, seja capital semente, anjo ou algo muito maior. Por isso compartilho aqui:

1. “Nossos números são conservadores” – essa frase é dita com frequência, mas ninguém acredita nisso. E pior, faz você parecer um amador. Os investidores valorizam solidez e ideias inesperadas. Eles querem ter um acesso realista aos seus números e, mais importante ainda, como você pensa o modelo de negócios. Ao invés disso, é aconselhável você imaginou o processo da sua perpectiva “conservadora”. Por exemplo, se você imaginou sua estratégia de faturamento baseada em apenas dois vendedores de rua, mas se baseou em três ao todo, já explicou a lógica por trás do conservadorismo e, assim, exemplificou muito melhor o que teria em mente.

2. Por favor, assine nosso NDA – investidores nunca assinam essas coisas. E por uma boa razão: eles investem em grandes empreendedores e não estão no negócio de roubar ideias. Esse pedido faz com que você pareça não entender as regras. Ao invés de solicitar esse tipo de documento, encare o fato de você estar em um pré-mercado ou em qualquer estágio inicial. Eles estarão disponíveis para tomar o seu negócio a partir de qualquer estágio necessário e com certeza irão respeitar a sua privacidade.

3. Nós não temos concorrentes – se isso fosse verdade, você estaria indo atrás de um mercado minúsculo, sem importância. Muito provavelmente você não está visualizando quem são suas empresas concorrentes. Dê uma boa olhada no espelho se você enxerga assim sobre o seu mercado. Pense estrategicamente na forma que você pretende servir seus consumidores e abra sua cabeça para essas realidade.

4. Qual dessas duas ideias você prefere? – se você não estiver extremamente apaixonado por uma ideia, os investidores também não estarão. Como você espera que alguém vá seguir seus ideias se eles estiverem divididos? Você deve escolher uma das ideias baseando-se naquilo que vai gerar mais impacto. Os investidores buscam líderem com alta convicção, e ao motrar fraqueza, certamente eles perceberão (não se esqueça que eles são quase psicólogos).

5. Preciso checar e depois te retorno – claro que isso é ok se você se refere a um ou dois pontos, mas se existem muitos detalhes que você não sabe, ali na hora, mostra que você não está próximo o suficiente do negócio ou que você ainda não pensou sobre aquilo por completo. Antes de sua reunião (pitch), apresente-se para um membro da equipe ou amigo próximo. Faça isso várias vezes se for necessário e prepare-se, assim você poderá fazer ajustes no meio do caminho. Melhor se isso acontecer com alguém próximo do que com um estranho que poderá lhe proporcionar a assinatura de um belo cheque (ou não).

Evite esse tipo de contratempos e deixe sua paixão transparecer – você estará muito melhor em sua busca por mudar o mundo, ao lado de uma vizinhança amigável de investidores.

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About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

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