All The Cooks, um app de sucesso no Vale do Silício construído por um brasileiro

1

Continuando minha viagem pelo Vale do Silício, a “meca” do empreendedorismo no mundo, conheci um business dev man que tem uma bela história pra te inspirar. Seu nome é Rafael Sanches, fundador do app All The Cooks (Cookpad), um brasileiro que também saiu do nosso país para construir um negócio que impacta a vida de milhões de pessoas. Ele teve passagem de 5 anos pela Itália e há 5 vive na Bay Area.

IMG_5183


Mas o que é o All The Cooks / Cookpad?

O app é uma comunidade online para receitas, reunindo pessoas que amam cozinhar. Segundo o próprio fundador, o app oferece a melhor busca de receitas do mundo, melhor do que o próprio Google. Imagine que você gosta de cozinhar e quer algumas sugestões. O app reúne receitas executadas por pessoas reais, com fotos reais e com comentários reais da comunidade.

Funciona de maneira bem simples. Você pode cozinhar qualquer coisa e depois compartilhar a receita no próprio aplicativo. É possível enviar mensagens para os donos das receitas, com dúvidas sobre o preparo e também comentar e deixar fotos dos pratos como resposta. Funciona para iPhone e Android.

E de onde surgiu esse negócio?

Rafael Sanches é um paranaense extremamente dedicado. Developer de formação, começou a desenvolver seu aplicativo com dinheiro do próprio bolso, ainda na Itália e como uma simples ideia, porque gostava de cozinhar com sua namorada, até chegar a um produto bem redondo, que chamou a atenção de diversos investidores.

Afinal, já são mais de 15 milhões de downloads desde o lançamento. Um número extraordinário que, se continuar nesse ritmo, em breve muda uma cultura inteira sobre o jeito de se cozinhar.

O All The Cooks já foi vendido para o Cookpad, uma empresa japonesa muito grande e experiente neste mercado.

All the Cooks / Cookpad

Perguntando para o Rafael sobre “qual era o segredo de tamanho crescimento na fase inicial do negócio”, ele me respondeu: “construa o melhor app e o crescimento vai chegar organicamente. Basta você desenvolver um produto bem redondo que logo os caras da Apple e Google percebem e te fazem featured. Daí a coisa começa a andar”.

Essa resposta me impressionou. Afinal, até parece fácil desenvolver um app redondo. Mas faz todo sentido. De que adianta você construir algo que as pessoas não vão usar? Um produto assim nunca teria tração.

O foco da equipe dele nesse momento é a retenção dos usuários. Ou seja, implementar estratégias para que as pessoas voltem com maior frequência, e que seu ciclo de vida no serviço seja cada vez mais longo.

Cookpad

Alguns segredos sobre como fazer um bom PITCH para investidores

Quando falamos sobre investimentos, Rafael Sanches me contou que já passou por dezenas de pitches para investidores anjo e venture capitalists em sua vida. Chegou a comentar que é preciso treinar muito sua arte de vender ideias, mas que o processo de falar com investidores é uma técnica que você pode amadurecer, tornando-se quase automático.

Algumas das dicas citadas por ele:

  • Fazer um pitch é como começar um namoro. Valorize seu negócio, tente se fazer ‘difícil’ e o negócio vai fluir com mais naturalidade. Não empurre demais porque isso corta o interesse;
  • Investidores gostam de objetividade. Não faça rodeios e seja sempre direto ao ponto;
  • Eles não vão abrir a sua vida de ponta cabeça. Querem saber apenas sobre o negócio que você está propondo;
  • Vão perguntar muito mais sobre sua base de usuários atual e o que você fez pra alcançar esse resultado até o momento;
  • Podem perguntar sobre o que você planeja para alcançar uma meta de receita futura, mas isso não é mandatório;
  • Querem perceber que você está fascinado pelo negócio e que nada vai tirar o seu foco de construir aquilo. Não é interessante passar uma ideia de que você está trabalhando em outros produtos ao mesmo tempo. Isso pode soar como falta de foco;
  • Investidores têm grande receio de perder ‘o melhor negócio do mundo’ para seus concorrentes. Por isso, uma boa ideia bem executada tem muitas chances de ter aporte de capital nos estágios iniciais do negócio.

A equipe do All The Cooks / Cookpad é tão obstinada pelo mobile que ‘ainda está trabalhando em seu website’. E FOCO é que os faz serem tão bons e terem tanto sucesso enquanto produto.

Para conhecer mais sobre o All The Cooks / Cookpad, acesse http://www.allthecooks.com/download

Cookpad

 

Se você conhece algum negócio que merece ser divulgado no Business Idea, envie para pimenta@businessideas.com.br

w

 

Share.

About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

1 comentário

  1. Pingback: 12 dicas para captar investimento internacional para sua Startup - Business Ideas

Leave A Reply