Prefeitura de Mumbai Usa Beacons Para Anunciar o Mercado de Varejo Local

0

Mumbai Beancons
Este projeto apoiado pelo Google usa beacons para ajudar pequenas empresas em uma das maiores favelas da Ásia a competir com varejistas online, alertando os usuários de smartphones à medida que eles passam pela área.

Os beacons são pequenos hardwares relativamente baratos que usam conexões Bluetooth para enviar mensagens ou avisos para smartphones e tablets.

Pelo fato de conseguirem detectar dados de localização muito precisos, os beacons são utilizados em inovações que procuram fornecer conteúdo hipercontextual aos usuários com base na localização deles.

Uma área pobre de 535 acres em Mumbai começou a usar essa tecnologia para anunciar produtos locais para aqueles que utilizam smartphones.

Parte de um projeto do Google, do Centro de Desenho Industrial (IDC), do Instituto Indiano de Tecnologia (IIT) e da Universidade de Swansea, diz que o objetivo é melhorar a visibilidade do mercado em bairros degradados entre os usuários de smartphones.

Dharavi é uma das maiores favelas da Ásia e possui um setor de manufatura e varejo no valor de aproximadamente US$ 1 bilhão, onde há principalmente produtos como couro, cerâmica, joias e têxteis.

O projeto surgiu como resultado do aumento da utilização de celulares no comércio com distribuidores como Amazon, Flipkart e Snapdeal.

O uso de beacons permite que os fabricantes e designers locais possam competir com esses gigantes do varejo, alertando clientes potenciais que passam por perto, mostrando novos produtos, ofertas e outros anúncios.

Sendo que muitos usuários de celular costumam deixar o Bluetooth desligado (já que ele consome a bateria dos dispositivos), os varejistas também utilizam cartazes que pede aos consumidores para que eles ativem a rede para que recebam as notificações.

Até à data, 11 dos 100 beacons fornecidos pelo Google foram utilizadas pelos varejistas.

O Google tem investido em vários projetos digitais na Ásia.

Embora o objetivo final seja transformar as pessoas em consumidores online, o investimento entre empresas poderia ajudar as empresas menos favorecidas a aumentarem a legitimidade e a competitividade.

Você acha que a tecnologia dos beacons será capaz de ajudar as economias em desenvolvimento a competir de outras maneiras?

Website: www.developers.google.com/beacons
Contato: www.twitter.com/Google

Share.

About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

Leave A Reply