Coaching: Como Se Tornar Um Coach De Sucesso

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Coaching: como se tornar um coach de sucesso

Você sabia que coaching é uma das carreiras mais promissoras do mercado de trabalho atualmente?

De acordo com a Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC Coaching), a demanda por esse tipo de profissional tem crescido, anualmente, cerca de 350%. 

Ser um coach de sucesso é o sonho de muitas pessoas no Brasil e no mundo.

Mas, para isso é preciso muita preparação, determinação e muito estudo.

O que é ser coach?

“O profissional de coaching atua como um estimulador externo que desperta o potencial interno de outras pessoas, usando uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas pautadas em uma metodologia de eficácia comprovada.” Explica Sulivan França, presidente da SLAC Coaching, instituição especializada em formação de profissionais da área.

Áreas de atuação

Uma das vantagens em ser coach é a diversidade de áreas que você pode atuar.

Atender clientes que querem promover mudanças em suas vidas pessoais para alcançar um objetivo específico é uma das possibilidades (Life Coach).

Mas, a atuação no mundo corporativo apresenta um leque maior de opções.

Confira algumas vertentes do coaching:

  • Life Coaching: desenvolvimento de recursos internos e externos do coachee para atingir objetivos específicos em sua vida pessoal
  • Líder Coaching: focado no aprimoramento e desenvolvimento de lideranças
  • Executive Coaching: foco no meio corporativo
  • Team Coaching: focado em desenvolvimento de equipes

Competência de um coach

Para quem pretende se tornar coach, é preciso ter em mente que será necessário desenvolver inúmeras competências.

Respeitar todas as pessoas e se manter aberto para lidar com diferentes pontos de vistas e a diversidade humana são algumas das qualidades básicas para ser um profissional de sucesso.

Confira algumas competências fundamentais para se tornar um coach de sucesso:

  • Comunicação
  • Planejamento, organização e visão
  • Orientação para resultados
  • Flexibilidade
  • Persuasão
  • Foco na qualidade
  • Respeito à diversidade
  • Integridade e apoio ao desenvolvimento do outro
  • Carisma

Dicas para conquistar seus primeiros clientes

Atender as primeiras pessoas é um grande desafio na vida dos profissionais iniciantes. Independente da carreira escolhida, conquistar clientes requer estratégia, determinação e perseverança.

Formação em coaching é um diferencial

No caso específico do coach, como você irá trabalhar orientando pessoas, é necessário fazer com que elas procurem por você.

Para isso, é preciso mostrar a sua autoridade no assunto. 

Ou seja, deixe claro que você é um profissional qualificado e certificado em uma instituição de ensino de credibilidade, como a SLAC Coaching.

Seja um case de sucesso

Outra dica fundamental é colocar depoimentos de pessoas satisfeitas com seus serviços em seu site profissional e nas redes sociais.

E para quem não tem ainda experiência? Uma saída criativa, que irá reforçar sua autoridade profissional, é mostrar as vitórias, que você mesmo conseguiu em sua vida, aplicando sozinho as técnicas de coaching.

Essa é uma estratégia arriscada porque você ultrapassará os limites entre vida profissional e pessoal, mas se você conseguir mostrar que é um case de sucesso, não deixará dúvidas de sua expertise e competência como coach.

Afinal, transformar comportamentos para a conquistar de objetivos específicos é a proposta do coaching.

Como se tornar um coach de sucesso

O primeiro passo para se tornar um profissional de coaching é procurar uma instituição de ensino com credibilidade no mercado.

A SLAC Coaching, por exemplo, oferece diversos cursos para formação em coaching.

O Professional Coach Certification (PCC) é voltado para iniciantes (já que não necessita de pré-requisitos para cursar), mas também é uma opção para quem turbinar o currículo com uma certificação de peso internacional. Após a conclusão do PCC, existem vários cursos para aprimoramento como o Professional Master Coach, Advanced Executive Coach, entre outros.

Se você pensa em se tornar um coach de sucesso, ou ficou interessado neste assunto, deixe o seu comentário abaixo e vamos dar continuidade a essa conversa, ok?

Um grande abraço e até breve!

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About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

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