Como Criar uma Loja Virtual do Zero

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Eu já não consigo mais contar a quantidade de pessoas que me perguntam sobre “Qual é a melhor plataforma para criar uma loja virtual?”

 

Sério, eu devo receber essa pergunta umas 50 vezes por ano.

 

E como a minha missão neste planeta é ajudar os empreendedores e inovadores a criar e crescer os seus negócios, preciso ser objetivo e recomendar o que eu confio.

 

Eu me lembro quando eu tinha 16 anos e comecei a criar sites do zero…

 

Eu aprendi a “codar” HTML em uma rede de escolas chamada BitCompany, lá em Franca, minha cidade natal.

 

Para você ter uma ideia de como faz tempo isso, o ano era 2001.

 

E foi como eu comecei a criar os meus sites.

 

Eu precisava desenhar no Front Page da Microsoft e criar o meu próprio HTML, depois exportar e depois fazer o upload dos arquivos via FTP.

 

Pra quem busca muita praticidade, esse é exatamente o contrário do mundo ideal…

 

Cara, como as coisas mudaram hoje e em dia.

 

E como as ferramentas de criação de websites estão poderosas e simples.

 

Sério…

 

Se eu fosse criar a minha loja do ZERO hoje em dia, eu usaria aquela que eu considero como a mãe das plataformas: a WIX STORES.

 

E eu vou dar algumas boas razões por isso.

 

Uma pessoa que está começando a vender online, com certeza vai errar muito antes de ter sucesso.

 

E aqui entra o ponto principal: se você vai cometer um monte de erro, porque escolher uma plataforma caríssima, e que você ainda nem sabe qual será o retorno sobre o investimento?

 

Vale dizer que eu penso o tempo todo nessa relação investimento x retorno (anote isso como se não houvesse amanhã).

 

Com a Wix Stores você consegue criar uma loja com baixo investimento e vai aprendendo, na prática, a escolher e configurar os seus produtos.

 

Eu começo dizendo que o primeiro passo para o sucesso de uma loja virtual é a escolha do template, ou seja, o visual da sua loja.

 

Esse motivo sozinho é capaz de definir se você vai crescer rápido ou não.

 

Quando você escolhe um template, é preciso levar em consideração o estilo dos produtos que você vai vender.

 

Se é moda, é um tipo específico. Se é fitness, é outro. Se é business, outro com certeza. E a Wix facilita muito esse trabalho para você.

 

E tem mais: um dono de negócio não deve ser especialista em design. Você só precisa tomar a decisão correta e ela pode estar a um simples clique de você.

 

 

Lá dentro da plataforma você consegue escolher a vitrine que desejar, com designs que eu particularmente acho bem elegantes.

 

Veja alguns exemplos:

 

Depois que você escolhe uma vitrine, você parte para a seleção de galerias de produto, onde vai selecionar a maneira que você apresenta cada um dos itens de sua loja, veja:

 

E depois que finaliza essa parte super fácil de configuração, você começa a entender do gerenciamento do seu business…

 

E isso é feito completamente pela plataforma também.

 

Alguns exemplos do que você consegue fazer:

 

  • Acompanhamento dos seus pedidos, ou seja, entender do seu fluxo de estoque e quantas vendas você está convertendo por dia;
  • Configuração de formas de pagamento da maneira que você quiser, onde é possível aceitar todos os cartões de crédito, boleto, paypal e outros…
  • Espaço para promoções de vendas, ou seja, você mesmo consegue criar suas ações promocionais com cupons e outras formas que você acha conveniente para divulgar sua loja;
  • Gestão de frete e impostos no mesmo lugar, onde você seleciona quais são os valores cobrados de acordo com a tabela dos correios e transportadoras para qualquer lugar do mundo.

 

Uma outra característica que eu acho bem interessante da Wix é que o design é pensado para se adequar a qualquer dispositivo. Tanto faz se o seu cliente estiver usando mobile, tablet ou desktop, ele terá uma ótima navegação em qualquer um deles.

 

E o que isso significa? Que você pode aumentar drasticamente a sua taxa de conversão porque o design favorece isso.

 

E uma das principais preocupações que você deve ter enquanto dono(a) de uma loja online é sobre quantas pessoas estão só entrando na loja versus quantas pessoas estão efetuando suas compras.

 

De nada adianta levar tráfego (pessoas) para a loja se você não pensa na sua taxa de conversão.

 

Time is money e a Wix vai ajudar muito nessa questão.

 

Resumindo os pontos que eu citei acima e para ajudar você nesta decisão…

 

Dentro da Wix Stores você vai encontrar:

 

Centenas de templates incríveis;

 

Construtor de loja virtual tipo arrasta e solta;

 

Site de vendas otimizado para mobile;

 

Checkout seguro;

 

Múltiplas formas de pagamento;

 

Galerias de produto muito elegantes;

 

Gerenciador profissional dos itens gerais de sua loja;

 

Gerenciamento geral de frete e impostos;

 

Cupons de desconto;

 

Suporte 24h, 7 dias por semana;

 

Bom, com isso eu fecho essa minha recomendação e espero que você comece a experimentar logo.

 

Porque quando eu tinha 16 anos (ou seja, muito tempo atrás!) com certeza eu iria pirar numa solução como essa.

 

Diz aí nos comentários que ferramenta você usa para criar seus sites!

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About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

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