Como Gerar Leads: 15 Ideias Testadas e Aprovadas Para Geração de Leads

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Se você precisa de ideias sobre como gerar leads, vamos lá, fique grudado neste post inteiro!

como gerar leads

O processo completo de geração de leads é difícil – especialmente quando você confia apenas em métodos tradicionais.

Enviar e-mails frios e agrupar listas pode ser incrivelmente desmoralizante porque, vamos encarar – a maioria dessas pessoas realmente não quer falar com você.

Mas, e se você ainda pudesse alcançar seus objetivos de geração de leads usando métodos que realmente agregam valor aos seus potenciais clientes?

Comece a gerar mais leads a partir do seu site hoje mesmo com a equipe da LeadseVendas.com.

Esta utopia de geração de leads é, de fato, uma possibilidade.

Para te guiar através de algumas das diferentes opções, abaixo detalho vários exemplos de métodos modernos para geração de leads.

Essas ideias fornecem informações valiosas para os prospectos e os ajuda, ao invés de forçá-los a comprar da sua marca.

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Como Gerar Leads: 15 Ideias Testadas e Aprovadas Para Geração De Leads

1) Colete e compare segredos de sucesso de líderes de pensamento.

Deseja fornecer um valor único ao seu conteúdo?

Comece se aproximando de um líder de pensamento em seu nicho!

Ao entrevistar um especialista para descobrir seus segredos, você prova aos potenciais clientes que você está dedicado a entregar os melhores conselhos.

Abaixo, você verá a abordagem da Groove através da entrevista com o CEO do The Foundation.

As pessoas no Groove frequentemente entrevistam fundadores de sucesso e fazem perguntas realmente específicas, onde todos podem aprender.

Então, o Groove compartilha essas entrevistas com o público em potencial no blog deles.

Entrevista Groove

A entrevista com Drish não só é cheia de citações, lições e ideias valiosas para os empresários, ela também apresenta um “Ask Me Anything”, onde você pode fazer perguntas relacionadas com o assunto da entrevista na seção de comentários.

Isso ajuda a melhorar a reputação do Groove entre seu público como uma fonte de informações especializadas.

Sessão Ask me Anything

2) Faça incríveis vídeos de ajuda para resolver um problema dos prospectos.

Os vídeos de ajuda podem resolver um problema real dos potenciais clientes em um formato que é ao mesmo tempo divertido e facilmente digerível.

Uma empresa de hospedagem e análise de vídeo, a Wistia, tem toda uma série de vídeos de ajuda para empresas que querem gravar vídeos, e compila todos esses vídeos em um centro de aprendizagem útil.

Como gravar vídeos com iPhone - Wistia

Como a Wistia é uma plataforma de hospedagem de vídeo, a publicação de conteúdos estritamente sobre como usar seu produto só se aplicaria a pessoas que já são clientes.

Vídeos como o acima, relevantes para quem tem um iPhone, ajudam a marca a gerar valor às pessoas que nem sequer estão familiarizadas com a Wistia.

Se elas aprenderem alguma coisa útil uma vez, é mais provável que retornarão ao site e, eventualmente, cheguem ao ponto de comprar uma assinatura.

3) Crie um questionário.

Ofereça um questionário para os visitantes do seu site como uma forma criativa de aprender mais sobre eles e conseguir informações de contato.

O objetivo é “negociar” o resultado do questionário em troca de um novo lead, que pode ser muito eficaz quando bem feito.

Um grande exemplo disso vem do Eastern International College, que criou o seguinte questionário para ajudar os alunos a fazer uma escolha adequada.

Quiz Eatern International College

O questionário fornece informações valiosas para os alunos de uma forma única e interativa.

Então, quando eles preenchem um formulário de informação, eles fornecem informações específicas sobre si mesmos, que a Eastern International College pode usar para aconselhá-los sobre a escola.

4) Forneça melhores práticas para uma tática desafiadora.

Quando você explora uma tática de marketing em um blog ou e-book, você deve saber o que os outros estão fazendo para ter sucesso com o mesmo método.

Compilar essas melhores práticas em uma lista é extremamente útil para aqueles que procuram começar em uma área em particular.

Por exemplo, o HubSpot criou uma lista abrangente das melhores práticas de SEO de uma variedade de especialistas, que visa ajudar seu público-alvo a alcançar um maior retorno sobre o investimento do marketing de conteúdo.

Print de tela - Mitos

O ebook fornece muito valor para os leitores que tentam entender uma estratégia de marketing complicada, e em troca pelas informações de contato, eles conseguem dicas internas de uma variedade de fontes especialistas.

5) Mostre o que está funcionando para você.

Escrever um post transparente que revela algo que você viu ter sucesso (ou falhar) pode revelar-se interessante para potenciais clientes.

Outras empresas passando por um estágio semelhante de crescimento – ou se aproximando do seu tamanho – podem ganhar muita inspiração de postagens como esta, e, finalmente, evitar cometer os mesmos erros.

Confira este relatório do site Classy (em inglês) que, em um esforço para fornecer um recurso perspicaz, criou essa análise de como sua estratégia de blogs tinha evoluído, e o que a marca tinha aprendido, ao longo de 1.000 postagens.

Esta postagem do Classy, uma plataforma de angariação de fundos para organizações sem fins lucrativos, revela em suas aprendizagens que deve-se compartilhar o conteúdo com a comunidade de forma mais ampla.

É útil para um blogueiro em qualquer setor e faz com que os leitores façam o download do guia de estratégia.

6) Crie uma planilha útil.

Compilar uma planilha de recursos demora muito, então, quando alguém faz isso por você, o valor disso se torna muito notável!

A Heinz Marketing criou uma planilha de fácil referência a partir de um infográfico e disponibilizou em troca de um opt-in.

Diretório da Heniz Marketing

Diferentes pessoas têm preferências diferentes sobre como gostam de consumir conteúdo, e por tornar a informação mais facilmente acessível ao seu público, a Heinz Marketing criou um conteúdo altamente valioso que ajuda a como gerar leads com muito mais força.

7) Ofereça uma resposta aprofundada para uma pergunta difícil.

Na internet, você pode encontrar respostas para qualquer pergunta que você possa ter.

Mas quantas respostas são realmente boas?

Tirar um tempo para criar um artigo detalhado, passo a passo que responde a uma pergunta do seu cliente em potencial serve como uma oportunidade para gerar leads.

Afinal, a empresa que fornece a melhor resposta, muitas vezes, possui negócios, certo?

Um grande exemplo deste método em ação vem das pessoas no Interact.

Em um esforço para explicar como fazer questionários, o Interact criou a seguinte postagem que mergulha em detalhes pesados sobre como os questionários podem construir uma lista de e-mails.

Exemplo Interact

O e-mail marketing desempenha um papel enorme no sucesso do marketing de conteúdo, e esta postagem no blog fornece uma repartição útil de como usar questionários para tornar os e-mails mais interessantes.

A audiência do Interact continuará voltando ao blog para obter mais informações e instruções e poderá, eventualmente, comprar produtos da empresa.

8) Crie uma planilha que simplifique um processo.

Há tarefas em cada negócio que são mais adequadas para uma planilha.

Por exemplo, uma empresa de software pode usar uma planilha para formular uma estratégia de marketing.

Ao fornecer uma planilha simples para as pessoas preencherem – e negociar essa planilha por um opt-in – você pode criar um relacionamento mutuamente positivo com os prospectos.

Aqui está um ótimo exemplo vindo do GoDaddy. Ele criou um modelo para rever o seu site que é focado em conteúdo e design.

Você pode dar uma olhada em como o GoDaddy fez isso abaixo.

Tela exemplo GoDaddy

Essa postagem do blog fornece uma tonelada de informações valiosas.

Em seguida, os leitores têm a opção de compartilhar informações pessoais em troca da planilha.

Esta planilha funciona porque é útil e faz com que os visitantes desejem obter mais informações de um grande recurso.

9) Crie uma lista de ferramentas úteis.

É fácil se gabar das ferramentas que sua empresa oferece, mas quando você toma a iniciativa e explora outras ferramentas úteis que seu público poderia estar usando, isso prova que você prioriza o sucesso em relação à sua autopromoção.

Em troca, você também estará atraindo o tipo de público que está procurando soluções como a sua, o que poderia conduzir a como gerar leads.

Abaixo você encontrará um ótimo exemplo disso em ação no Content Marketing Institute.

BLog Content Marketing Institute

O Content Marketing Institute é dedicado a fornecer aconselhamento para quem se utiliza do marketing de conteúdo, e esta lista de verificação está repleta de diretrizes e outras ferramentas que o leitor pode usar.

Pelo fato do guia ser tão abrangente, se o leitor receber o que ele precisa, é suscetível que ele retorne ao blog, e até mesmo se inscreva, para obter mais informações úteis no futuro.

10) Compile exemplos para as pessoas aprenderem.

Encontrar exemplos eficazes para que você possa aprender pode ser extremamente valioso, mas também muito difícil.

Uma lista das melhores práticas em sua indústria é uma excelente maneira de conduzir os prospectos para o seu domínio.

O Kapost reuniu no “Kapost 50”, uma lista de exemplos de marketing de conteúdo B2B, como um recurso para inspirar os visitantes do site a opt-in e serem bem-sucedidos com suas próprias estratégias de marketing.

The Kapost 50

Os comerciantes satisfeitos estão procurando exemplos das marcas que criam um bom conteúdo, especialmente no espaço B2B, e o Kapost 50 usou exemplos particulares dos melhores conteúdos a cada ano.

11) Crie um curso de e-mail valioso.

Um curso bem desenvolvido de e-mail é como ganhar acesso a uma classe real – de graça.

Para os comerciantes ocupados, este tipo de oferta pode revelar-se realmente valiosa.

Essa abordagem tende a funcionar bem para tópicos aprofundados que realmente devem ser aprendidos em um ambiente de aprendizado. Confira o curso do Buffer abaixo.

O Buffer dá 25 estratégias de mídia social em 25 dias, em troca de um opt-in.

Email Buffer

O Buffer criou o curso de email para reorientar o conteúdo do blog em peças menores e mais digeríveis.

Isso ajuda as pessoas com estilos de consumo de conteúdo diferentes a obter as mesmas informações valiosas que estão no blog do Buffer, e isso ajuda o Buffer a gerar novos leads para se envolver com o e-mail.

12) Organize um sorteio.

Sorteios são uma das formas mais bem-sucedidas de geração de leads.

No entanto, um sorteio também pode levar a um monte de leads ruins e desperdiçar o seu tempo, se não for feito de forma lógica.

O truque? Certifique-se que o que você está sorteando é algo que as pessoas realmente querem.

Por exemplo, o eWebDesign organizou o sorteio de um software de Otimização de Conversão (CRO), que é altamente útil para seu público-alvo demográfico.

Tela do sorteio

O sorteio gera leads através de assinaturas por e-mail e engajamento em mídia social, e é uma situação onde ambos ganharão.

Se um usuário ganha ou perde o sorteio, eles continuarão a se envolver com a marca na esperança de ganhar brindes futuros.

E também, o eWebDesign poderá aumentar sua lista de e-mail para continuar a divulgação com os assinantes com conteúdo mais direcionado sobre CRO.

13) Crie um modelo para simplificar um processo diário.

Existem certos modelos que você usa todos os dias nos negócios – calendário de funcionários, calendário de conteúdo, folhas de pesquisa de mercado – que pode ser terrível de se fazer sozinho.

Como um comerciante à procura de ideias de geração de leads, criar esses modelos para seus clientes é a maneira perfeita para começar um relacionamento forte que pode acabar com o prospecto realmente comprando seu produto ou serviço.

Precisa de inspiração? Confira o modelo de orçamento de marketing do TrackMaven abaixo:

Modelo do Trackmaven

Cada organização de marketing precisa definir um orçamento, e este modelo do TrackMaven torna esse trabalho um pouco mais fácil.

Para o TrackMaven, o modelo ajuda a posicionar sua marca na frente de mais pessoas para continuar alimentando-as com um conteúdo relevante.

14) Ofereça um teste gratuito.

Testes gratuitos de serviços de uma marca ajudam um cliente em potencial a conhecer seu produto.

Se o teste os ajudar e fornecer grande valor, eles ficarão mais propensos a comprar o produto completo e se tornarem um cliente.

Ao criar um teste gratuito, o site de uma marca pode fazer a sua própria venda e incentivar a compra de uma forma suave, sem pressão.

Teste gratuíto

O BuzzSumo apresenta uma riqueza de informações sobre esta página de oferta para mostrar por que as marcas devem usar o produto.

A página é carregada com exemplos e dados sobre o BuzzSumo para responder a todas as perguntas dos prospectos sem eles terem que falar com um vendedor.

E o melhor de tudo, o teste não exige que o usuário insira informações de pagamento, para que aqueles que se inscreverem não precisem se preocupar com uma fatura inesperada no cartão de crédito.

15) Como gerar leads: Faça uma lista de verificação.

Quem não tem uma lista de tarefas pendentes que às vezes fica um pouco longa demais?

Se alguém executa uma estratégia de marketing de conteúdo, você pode ter certeza que há muito além disso.

Neil Patel criou uma lista de verificação acessível que os comerciantes podem baixar e usar para facilitar a referência no trabalho diariamente.

Checklist

Patel usa o artigo para provar a perícia de sua marca sobre o assunto para incentivar downloads da lista de verificação, e ele responde perguntas de leitores na sessão de comentários do blog, para se envolver com eles e fazer sua marca parecer ainda mais útil.

Seja qual for a estratégia de geração de leads que você experimentar em seguida, verifique se o conteúdo é útil para o seu público-alvo para que as pessoas voltem ao seu site novamente no futuro.

Para obter mais ideias de geração de leads, ou como gerar leads, fale com os nossos especialistas na LeadseVendas.com, uma empresa focada em adquirir os melhores clientes para o seu negócio.

Você já experimentou algum destes métodos?
Que táticas você achou ser mais eficaz?

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About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

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