Comunicação interna: Como Melhorar Na Sua Empresa de Maneira Eficiente

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A comunicação interna é fundamental para o crescimento e sucesso de uma empresa no mundo dos negócios.

Veja aqui estratégias de como otimizar a comunicação entre os diversos setores da corporação, favorecendo a cooperação e o relacionamento entre os membros de uma equipe produtiva.

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A imagem da empresa é muito importante para a sua sobrevivência e sucesso.

Para consolidar a imagem de uma marca é essencial que a organização se volte para o fortalecimento e estreitamento das relações entre funcionários e empregadores.

Uma comunicação interna eficiente também é fundamental para que os integrantes possam se comunicar adequadamente.

E uma equipe talentosa, unida e altamente motivada também depende da boa informação dos profissionais em relação às ações da própria empresa.

Nem sempre a comunicação interna empresarial foi valorizada ou reconhecida como capital de importância para o desenvolvimento institucional.

Mas na era da informação e dos avanços tecnológicos, especialmente da área comunicacional e do processamento de dados, as informações precisam ser compartilhadas, a fim de que o trabalho possa ser realizado de maneira coletiva, com cooperação.

Isso representa um maior engajamento de todas as instâncias corporativas, o que traz um diferencial para a empresa no mundo dos negócios.

Comunicação interna: uma breve definição

Instrumento da administração estratégica, a comunicação interna é essencial para se alcançar a eficácia organizacional.

A comunicação empresarial tem como principais objetivos aumentar a informação e a integração de todos os funcionários de uma corporação.

Ela também possibilita que colaboradores tomem conhecimento das mudanças ocorridas no ambiente de trabalho e inclui o corpo de funcionários no desenvolvimento de novas ações a respeito dos negócios.

A comunicação corporativa deve ainda estabelecer canais que possibilitem um relacionamento mais eficiente e transparente entre a direção da organização e o público interno que, alvo de uma comunicação que deve ser clara e objetiva, contemple as diferentes instâncias e setores, possam se sentir verdadeiramente parte da empresa.

A comunicação interna, dessa forma, é um instrumento de incentivo ao compartilhamento dos ideais e missão da empresa.

O endomarketing (conjunto de estratégias de marketing institucional direcionadas ao público interno) integra as ações de comunicação corporativas mais gerais, que difunde condutas, objetivos e a linguagem da corporação.

Ele possibilita que os colaboradores tenham contato, se identifiquem e dividam a mesma visão.

Mais do que treinar a equipe para a assimilação da identidade corporativa, o endomarketing possibilita a  internalização, de maneira espontânea, da postura e ideais da empresa.

Mais eficiência, melhores resultados. Confira essas dicas essenciais

Existem alguns pontos que podem ser trabalhados para melhorar a comunicação interna de uma empresa, que precisa estar em consonância com os objetivos maiores da instituição.

Dentre esses pontos, alguns devem ser observados:

  • Engajamento de direção e dos colaboradores: tanto os colaboradores precisam ser proativos na busca de informações para realizarem bem suas funções, quanto as instâncias mais altas da direção também devem estar dispostas a favorecer o acesso às informações essenciais e necessárias para os funcionários.
  • Foco no aprendizado: a comunicação interna deve se voltar para garantir a aprendizagem, além de meramente informar, otimizando e potencializando o processo de comunicação.
  • Individualização: é fundamental considerar diferenças individuais, evitando generalizações, em que a diversidade deve ser contemplada.
  • Rapidez e transparência: a comunicação interna não pode prescindir da autenticidade e da velocidade na transmissão da informação, o que influi diretamente na qualidade da informação, garantindo maiores níveis de engajamento, reciprocidade e contribuição de todas as partes envolvidas.
  • Uso eficiente da tecnologia: Como mencionado no começo desse artigo, uma utilização inteligente e consciente da tecnologia assegura o aumento da qualidade da comunicação e potencializa a força do grupo.Soluções online e colaborativas como o sistema Sabesim oferecem ferramentas para otimizar os processos de comunicação interna, além de melhorar o gerenciamento de projetos e tarefas, com mais eficiência no acompanhamento de resultados e na gestão de pessoas e equipes, aumentando a produtividade.O Sabesim permite o compartilhamento de conteúdos corporativos, e também permite a comunicação entre os diversos setores da empresa.

    Com ele é possível que membros da equipe e de diferentes áreas da corporação possam enviar e receber mensagens de maneira simples e rápida, além de manter um registro detalhado do fluxo das informações, permitindo também o acesso a informações importantes.

    Sabesim é uma plataforma que possibilita ter uma visão geral dos processos e ações, e disponibiliza análises gráficas, históricos e ferramentas que possibilitam uma integração geral da empresa, uma melhor cooperação entre colaboradores, e uma comunicação mais efetiva e transparente.

*Este é um post patrocinado e seu conteúdo é de responsabilidade do anunciante.

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About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

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