Empresa suíça lança linha de roupas 100% biodegradáveis e ecológicas

0

Freitag, roupas para trabalho biodegradáveis

Existe um livro sensacional, meio divisor de águas e que não ficou tão famoso no Brasil chamado “The World is Flat”, de Thomas Friedman. Segundo ele, GLOBALIZAÇÃO significa que não existem mais barreiras no mundo de hoje. Assim, uma peça de roupa vendida em Londres pode muito bem ter sido negociada com matéria-prima dos EUA, com o tecido fabricado no México, e posteriormente enviadas a outra fábrica na Turquia, antes de chegar ao consumidor. A marca suíça de roupas para trabalho Freitag já é conhecida na Europa pela aplicação da reciclagem em sua linha de produtos – suas bolsas são feitas com lonas usadas – mas a empresa ainda estava preocupada com a pegada ecológica de seus produtos: mesmo depois de dar à lona uma segunda chance, no fim da vida útil suas bolsas tinham de ser jogadas no lixo.

Freitag, roupas biodegradáveis

Agora a Freitag desenvolveu a primeira linha de roupas 100% biodegradáveis, que utilizam materiais e procedimentos de forma inteiramente “eco-amigáveis”. Os tecidos – chamados F-ABRIC – são produzidos de forma sustentável e totalmente compostável. Todas as matérias-primas são fibras à base de plantas provenientes da própria Europa. Elas incluem cânhamo, linho e modal, que são cultivadas conscientemente a um raio de 2500km da fábrica da Freitag, em Zurique.

Mas o que a Freitag ganha com isso?
Essas plantas necessitam de muito menor consumo de água do que a fibra do algodão, e com menores distâncias dos polos produtores, eles garantem tanto economia de dinheiro como reduzem drasticamente o impacto ecológico na produção.

Freitag, roupas biodegradáveis

Os produtos químicos utilizados no processo de fabricação são mantidos à menor escala possível e os produtos de vestuário são montados por uma pequena equipe de especialistas têxteis. Finalmente, todos os elementos necessários – desde os botões da camisa – são biodegradáveis. Por isso, quando um produto F-ABRIC chega ao fim de sua vida útil, é possível que ele “apodreça em paz” em qualquer pilha de compostagem – e ainda fertilizar o solo para o próxima produção de matérias-primas cultivadas localmente. A única exceção são os botões de metal das calças – que podem ser facilmente retirados e reutilizados.

Freitag, roupas biodegradáveis
A Freitag vende sua linha completa – incluindo calças, camisas e vestidos – em lojas físicas do norte da Europa, mas planejam explorar um sistema semelhante para os EUA no futuro. Fica aí uma ideia de negócio pra ser pensada e adaptada ao modelo brasileiro.

Veja o vídeo completo pra ter mais detalhes:

Site: www.freitag.ch
Contato: www.freitag.ch/contact/reception

Share.

About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

Leave A Reply