Instacart, um e-commerce que entrega suas compras em até uma hora

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“Instacart, a melhor maneira para fazer suas compras.” Esse é o slogan na página inicial do Instacart, um e-commerce que entrega no mesmo dia suas compras de supermercado – e que não tem nada a ver com o Instagram, pois significa “carrinho instantâneo”. É uma empresa com apenas dois anos e já foi nomeada pela Fast Company como uma das mais inovadoras do varejo. Nela é possível comprar em imensas redes de supermercados americanos, como Whole Foods e Costco e, em seguida, eles entregam o que você escolheu em questão de uma ou duas horas.

Instacart

Como sempre gosto de reforçar, o Business Ideas é um blog que objetiva trazer ideias que funcionam no mundo para inspirar os empreendedores brasileiros. Entregas no mesmo dia já são uma realidade nos Estados Unidos, mas por aqui eu diria que ainda é grande oportunidade. Já existem casos lá fora como o Google, a Amazon e o eBay que estão se estapeando pra morder este market share.

Home do Instacart

Como funciona o Instacart?

1. Você faz suas compras online em algum supermercado da região;

2. Na sequência a empresa envia um personal shopper para retirar os produtos no supermercado e entregar em sua casa no mesmo dia;

Ao contrário de outros serviços de entregas, a empresa não estoca produtos frescos em um armazém qualquer; em vez disso, ela permite que você compre em grandes supermercados e envia seu pedido para um de seus empregados em tempo real. Este personal shopper vai à loja, pega tudo em sua lista, e em seguida leva para você no carro dele (é como se fosse uma espécie de Uber dos supermercados).

Cidades onde o Instacart já opera: Atlanta, Austin, Boston, Boulder, Chicago, Denver, Houston, Los Angeles, Nova York, Filadélfia, Portland, San Francisco Bay Area, San Jose, Seattle e Washington DC.

Alguns dos principais varejistas locais: Whole Foods, Costco, Kroger, The Food Emporium, Shaw;

Varejistas presentes no Instacart

Sobre os custos de entrega:

O frete é gratuito para seu primeiro pedido (perceba que isso é um jeito sensacional de ativar o cliente). Depois disso, começa em US$ 3,99 para entregas em até duas horas e US$ 5,99 para entregas dentro de uma hora – isso quando você gastar US$ 35 ou mais. Os custos de entrega aparecem no check-out, mas há também uma opção para se juntar ao clube de associação Instacart Express. Ele oferece entrega gratuita em 2 horas para pedidos acima de US$35. Custa US$ 99 por ano e você tem duas semanas grátis para experimentar. Gorjetas para seu personal shopper são opcionais, embora incentivadas.

Opções de entrega do instacart

Como o Instacart ganha dinheiro?

Na verdade os custos do site não são os preços reais dos supermercados. A estratégia de preços da empresa não é muito clara. É preciso vasculhar o FAQ obter algumas informações:

“Sim, os preços do Instacart são nossos e variam do preço do varejista (exceto bebidas alcoólicas). Se você notar um item com preço incorreto ou injusto, por favor, sinta-se livre para nos avisar. Reservamo-nos o direito de cancelar os itens que estão com preços incorretos devido a erro.

O Instacart também diz em seu Twitter, “às vezes os nossos preços são mais baixos ou mais elevados do que os preços das lojas, às vezes eles são os mesmos.” Quando comparei o que Instacart cobrava em relação ao preço do varejista, encontrei o seguinte: alguns itens eram mais baratos, alguns eram o mesmo preço e alguns eram mais caros. Ou seja, na média eles apresentam um bom modelo de negócio e que não penaliza seus clientes. É preciso colocar aí o preço de entrega e aceitar o “custo premium” da conveniência.

Mas pesquisando no Quora, acabei encontrando esta resposta que diz: “o markup deles é de aproximadamente 20% o preço que você pagaria indo fisicamente ao supermercado”.

Outro recurso muito interessante do serviço é a possibilidade de você compartilhar seu “carrinho de compras” com a família e amigos, ou ainda enviar produtos e mantimentos diretamente para eles.

Recurso Shop With Friends do Instacart
Resumindo

Pontos a favor:

  • Muito conveniente, especialmente se você está doente e não pode fazer compras, ou tem filhos pequenos e não pode sair de casa – ou se estiver com preguiça de pegar o carro;
  • A lista de compras online é bem completa, se comparada ao que você encontra no supermercado real;
  • Possibilidade de comprar em múltiplos supermercados de uma vez só;
  • Acesso ao Costco (concorrente do Sam’s Club), mesmo sem uma adesão, ou carteirinha;
  • Personal shoppers amigáveis (como no Uber) ​​e uma experiência de compra bem fácil;
  • Está disponível em iOS, Android – dá pra comprar pelo celular ou pelo tablet também.

Pontos negativos

  • Não se pode ser exigente quanto aos legumes e vegetais;
  • Os preços são próprios do Instacart e variam dos preços nos supermercados reais (e não está claro por que alguns itens são mais caros e outros menos);
  • Não tem liquidações e não aceita cupons, vale-presentes ou programas de fidelidade dos varejistas (mas isso é óbvio, afinal, como eles conseguiriam unificar todos os sistemas em um só?)

Pra finalizar, eu mesmo sou extremamente adepto às compras presenciais no supermercado. Vejo aquele momento como uma terapia e um repositório para pesquisas varejistas, novos produtos, etc. Mas um serviço como esse no Brasil pode mudar uma cultura, especialmente nas grandes cidades, onde ninguém mais tem saco pra sair do trabalho e ficar no supermercado até as 22h. Pense nisso!

E você, gosta de comprar online no Extra, no Sonda, no Pão de Açúcar? Sua experiência com eles é sempre positiva? Comente logo abaixo!

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About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

3 Comentários

  1. Pingback: Um e-commerce que entrega suas compras em até uma hora

  2. Uppii Ale Gigante on

    Excelente reportagem Marcelo. É muito comum no exterior o serviço de delivery para flores e presentes e com os atuais desafios da entrega no e-commerce, quem for mais rápido terá a liderança em seu nicho ou a preferência dos consumidores. Aqui no Brasil , nós na SOS Presentes já conseguimos atender a Grande São Paulo e todo o ABCD Paulista com entrega de presentes em apenas 2 horas. Nosso próximo desafio é conseguir realizar o mesmo em outras cidades do Brasil. Gostamos muito de aprender com esta reportagem sobre a possibilidade de oferecer frete grátis na primeira compra para ativar um número maior de compradores. Afinal frete grátis é um atrativo e tanto. Um abraço, Ale Gigante, da Equipe SOS Presentes

    • pimentamarcelo on

      Olá Ale,

      Obrigado pelo feedback!
      Com certeza o frete grátis é um grande benefício, mas pra mim ele deveria ser usado somente como “ativador” de novos clientes, e não algo default.

      Infelizmente o Brasil já está mal acostumado, mas aos poucos esse quadro vai se revertendo.

      Grande abraço!

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