Marketing Digital: Estratégias de Baixo Custo e 4 Formas Para Vender Mais Gastando Pouco

0

Ter um produto ou serviço de qualidade não é o suficiente para garantir sucesso nos negócios. Adotar estratégias corretas de Marketing Digital também é muito importante!

Olá empreendedores,

Sei que começar um negócio e se manter competitivo nos primeiros anos são tarefas complicadas…

Ainda mais no Brasil, com a falta de incentivo e alta carga tributária que temos que enfrentar.

E com todos os custos para manter o negócio funcionando, às vezes sobra uma verba muito pequena para investir em coisas importantes como… o Marketing Digital por exemplo.

Porém, apesar de que provavelmente essa não seja a atividade fim do seu negócio, ainda é uma área muito importante para garantir vendas e o sucesso dele.

Por isso, nesse artigo resolvi compartilhar algumas dicas de Estratégias de Marketing de baixo custo…

Quero te lembrar, meu caro leitor, que eu sou marketeiro formado pela ESPM e com especialização pela Florida International University.

Pode confiar que o papo é sério.

Vamos conferir?

Estratégias de Marketing Digital de Baixo Custo

Não importa em qual mercado você atue, ofertar um produto ou serviço de qualidade já é (ou já deveria ser) pré-requisito básico para que você se mantenha com as portas abertas.

E esperar que seus clientes encontrem seu negócio e batam na sua porta é uma loucura!

Por isso, mesmo que você gaste pouco (tempo e dinheiro) é fundamentam que destine alguma verba para adquirir clientes.

E hoje você faz isso de maneira muito fácil com o Marketing Digital.

Abaixo eu explico como você pode usar quatro estratégias de Marketing Digital de baixo custo para divulgar seu negócio!

estrategias de marketing digital - conteudo relevante

1. Conteúdo Relevante

Conteúdo relevante que seja relacionado ao seu negócio e interessante para seu público alvo é uma boa estratégia de Marketing de baixo custo.

Você pode criar um vídeo usando seu smartphone para compartilhar dicas com seus clientes e seu mercado…

Ou seja, conteúdo relevante com custo zero.

Depois você pode subir o vídeo no YouTube e compartilhar em diferentes outros canais.

Pode ainda fazer algum investimento contratando alguém para editar o vídeo e torna-lo mais profissional, se houver necessidade.

Já ouviu falar do Fiverr.com?

Neste site você encontra profissionais muito qualificados com um custo muito competitivo.

Esse é apenas um exemplo, existem diversas outras formas de criar e compartilhar conteúdos relevantes…

Pode ser também em forma de um artigo, podcast, guia, infográfico, e-book, dentre outros.

Se você não entende nada sobre isso, separei esse conteúdo da Rock Content para você ter uma ideia melhor sobre o tema.

Através de conteúdos relevantes você pode atrair mais pessoas interessadas em seu negócio.

E ainda tem a oportunidade de criar um envolvimento e engajamento com seu público.

Esse modelo de aquisição de clientes é chamado de inbound marketing ou marketing de atração (termo muito menos usado e conhecido do que inbound).

2. Mídias Sociais (ou Redes Sociais)

É simplesmente impossível ignorar a abrangência das redes sociais e outras mídias online.

Facebook, Instagram, Twitter, Pinteres, Linkedin e Snapchat têm mais usuários a cada dia.

E utilizar esses canais para se aproximar de seu público é sem dúvida uma estratégia de Marketing Digital imprescindível.

Pode ser necessário contratar algum profissional para auxiliar a gerenciar esses canais de uma forma correta.

Ou você pode buscar por cursos e inclusive materiais online para te ajudar a utilizar as mídias sociais e gerar bons resultados.

Eu tenho apenas um material que recomendo, mas está em inglês. Disponível neste link.

Espero que seja útil.

Você pode iniciar de uma forma mais básica, tendo assim um custo baixo e, aos poucos, ir aperfeiçoando e criando materiais e postagens mais elaborados.

estratégias de marketing digital - midias sociais

3. Influenciadores

Seguindo a tendência das redes sociais que mencionei no tópico anterior, vemos que há muitos influenciadores presentes nessas redes.

E de acordo com a área de atuação do seu negócio, pode ser interessante contatar alguns influenciadores para te ajudar a divulgar sua marca.

Leitores, escutem! Isso é muito comum hoje em dia.

Dar um presentinho aqui e outro ali, fazer relacionamento com eles de alguma forma.

É claro que você não vai conseguir alcançar um Felipe Neto de primeira, mas tente encontrar alguém que seja influenciador do seu mercado, com uma base que já vai te alavancar de alguma maneira, sair do zero.

De acordo com o segmento, número de seguidores e outros fatores, você encontrará influenciadores que cobrarão diferentes valores.

Há inclusive perfis iniciantes, que podem provar seu produto sem custo e compartilhar a experiência com seus seguidores.

Sem dúvida, é possível ter resultados com baixos custos a partir da parceria com influenciadores.

Vou te dar uma dica sensacional para encontrar influenciadores.

Use o site BuzzSumo.

Vamos supor que você aborde o tema “nutrição animal”.

Neste site você consegue identificar quais foram os conteúdos mais compartilhados com este tema.

buzzsumo para encontrar influenciadores

Com isso você vai encontrar o email de todas as pessoas que publicaram algo sobre este tema e tentar uma aproximação.

Isso mesmo, basta você enviar um email para o blogueiro explicando o seu cenário e o que você quer dele.

O benefício geral dessa atividade é que essas pessoas possuem muitos seguidores que confiam em suas indicações.

E também, é muito mais convincente quando um terceiro fala bem da sua marca ao invés de apenas você falar bem de seu próprio negócio…

Concorda?

4. E-mail Marketing

Alguns empresários têm a ideia equivocada de que e-mail é algo ultrapassado.

Se você é um desses, lamento muito.

Na verdade, segundo este estudo da Salesforce, 80% dos profissionais de marketing consideram o e-mail marketing essencial para seu negócio.

Veja bem…

Mesmo aqueles seus amigos radicais que não tem perfil nas redes sociaisprecisam ter criado pelo menos um endereço de e-mail na vida…

Senão eles não conseguem se registrar em site nenhum, concorda?

E geralmente os emails são checados mais de uma vez por dia.

Não preciso falar mais nada.

Se você tem uma lista de e-mail de prospects, você tem ouro na mão.

Use essa arma para vender.

Se você não sabe enviar emails, leia este conteúdo do Viver de Blog e aprenda com profundidade.

Meu amigo, se você ainda não capta emails em seu website, você precisa começar isso agora!

Você vai precisar de uma ferramenta de captação de email e um disparador de e-mail.

Para captar os emails eu recomendo a ferramenta OptinMonster, que é um pouco mais cara, mas não tem nada igual.

E para disparar, se você quiser ficar acima da média, use o ActiveCampaign.

Ele é bem melhor do que Aweber, Mailchimp e similares porque define regras de automação de marketing, ao invés de somente disparar emails.

Regras como:

“Se um usuário abrir o email de hoje, enviar outro amanhã com este assunto…”

E assim por diante.

Mas se ainda assim você achar muito difícil configurar essas ferramentas, entre em contato com a minha empresa. Nós prestamos esse tipo de serviço.

Assim, você pode melhorar o que não está dando resultados e manter o que está funcionando.

estratégias de marketing digital em preto e branco

Conclusão

Nesse artigo eu compartilhei quatro estratégias de Marketing de baixo custo, para que mesmo contando com pouca verba, você não deixe de investir em atividades que geral resultado.

No fim, o que importa são as vendas.

O que importa é adquirir novos clientes.

É gerar receita!

Todo o resto é só “maquiagem”, não perca tempo com besteira.

Sem dúvida há outras estratégias de Marketing e outras formas de atrair mais clientes para seu negócio…

Mas essas quatro estratégias são fáceis de serem colocadas em prática por qualquer um.

E ainda é aplicável a praticamente todo tipo de negócio!

O que você achou desse artigo?

O que você achou dessas quatro estratégias de Marketing de baixo custo?

Acha que falta alguma? Contribua, deixe seu comentário abaixo!

Abraço e até a próxima!

Share.

About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

Leave A Reply