O que todos os negócios podem aprender com o marketing esportivo

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No mundo digital, existe a possibilidade de se conectar com seus clientes e interagir com eles de diversas maneiras exclusivas para sua empresa. Essas interações vão muito além das possibilidades de engajamento das redes sociais e já podem ser consideradas essenciais para o crescimento de qualquer negócio.

Ninguém faz isso melhor que as equipes de marketing esportivo. Responsáveis pelos principais times e atletas mais bem pagos do mundo, essas empresas usam recursos de engajamento inovadores para colocá-los e mantê-los no topo da mente do público.

Felizmente, esses recursos não estão limitados a elas e a seguir você conhecerá em primeira mão algumas das melhores técnicas disponíveis para aumentar o número de consumidores.

Para angariar informações do cliente, primeiro é necessário fornecer a ele um motivo para submeter esses dados. Sendo assim, como em todos as transações econômicas, para converter usuários anônimos em fãs registrados é preciso fornecer os incentivos corretos. Depois de criar e registrar o próprio domínio, o próximo passo é colocar razões para os consumidores se identificarem. Uma das melhores maneiras de se fazer isso é através do uso de recursos como a necessidade de se registrar no site para postar comentários.

Depois de despertar o interesse deles, você precisará de um sistema unificado e fácil para o usuário fazer login.  Muitas empresas optam por criá-lo com login e registro social de outras redes sociais populares, como o Facebook e o Twitter.

implementação do login social permite que os usuários se registrem rapidamente por meio de um de seus perfis sociais e permite que você colete automaticamente os dados que estão armazenando nesse perfil, um processo muito simples e prático para todos os envolvidos.

Todas as empresas e marcas precisam se conectar com milhares de pessoas para crescer e uma ótima maneira de fazer isso rapidamente é através do uso de bons programas de fidelidade.

Eles fornecem a oportunidade para a construção de uma experiência do consumidor mais profunda através da criação de novas possibilidades de interação e engajamento com os fãs. O que, por sua vez, faz com que que eles se sintam mais conectados com elas.

O Corinthians, por exemplo, se uniu ao BPF (Banco de Pontos Fidelidade)  para a criação do excelente programa de fidelidade ‘Loucos por Pontos’, um produto pioneiro que foi lançado na segunda metade de 2018.

Após se cadastrar no site, o torcedor do clube passa a ter acesso a diversos benefícios únicos que vão muito além de coisas simples como a compra antecipada de ingressos e proporcionam verdadeiras experiências únicas e exclusivas.

Empresas e marcas de qualquer ramo podem oferecer programas de fidelidade. O exemplo corintiano expande ainda mais o entendimento sobre quais benefícios esse tipo de serviço pode proporcionar e como engajar ainda mais o consumidor para aumentar sua lealdade.

Marketing Esportivo: Foto por Austin Kirk/ CC BY 2.0

Foto por Austin Kirk/ CC BY 2.0

Outra lição do marketing esportivo é a de que é imprescindível conhecer bem quem é a sua base de consumidores. Um dos melhores exemplos recentes é a bem-sucedida campanha da Nike com Colin Kaepernick, que em aproximadamente 24 horas rendeu US$ 43 milhões em exposição na mídia.

Através do uso correto de ferramentas de pesquisa de mercado, a empresa sabia que sua base consistia em adultos abaixo dos 35 anos com alta diversidade étnica. Pensando nisso, ela escolheu Kaepernick, um ex-atleta de alto nível profissional que também fazia muito sucesso com esse público alvo.

Colin foi um dos principais escolhidos para a campanha de comemoração de trinta anos do icônico slogan “Just Do It” e protagonizou diversas imagens, assim como um vídeo, para aumentar ainda mais o alcance dela. Os principais consumidores da empresa se sentiram representados e o valor da companhia aumentou mais de 5 bilhões de dólares após o lançamento da campanha.

Essas são as melhores técnicas utilizadas pelas equipes de marketing esportivo que podem ser utilizadas por qualquer empresa. Através delas é possível ganhar mais consumidores, aumentar o engajamento deles e consequentemente expandir o negócio.

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About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

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