Member Get Member: Uma Startup Brasileira Que Automatiza Seu Programa de Indicação de Clientes

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Member Get Member! O sonho de todo negócio para reduzir o CAC (custo de aquisição de clientes).

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Olá empreendedores!

A ideia de negócio hoje é uma nova empresa brasileira que eu venho acompanhando desde o começo.

A Tellem – startup focada em marketing de recomendação (referral – member get member) – vem crescendo e ganhando mercado rapidamente, principalmente no mercado de e-commerces, com mais de 10 novos clientes no último mês.

O grande diferencial da empresa é a possibilidade de criar e automatizar campanhas de member-get-member (programas de indicação de clientes), campanhas nas quais os próprios clientes são incentivados a fazer recomendações e são bonificados caso tragam um novo cliente para a empresa.

Member Get Member: Como Funciona Na Prática

Quer um exemplo?

Imagine que você gosta de tabacos de enrolar…

Você compra todos os meses no site Catálogo CDC.

Você gosta do serviço deles e recomendaria pra qualquer pessoa.

Mas acaba esquecendo.

Então vem a Tellem e instala um script no site deste ecommerce.

Depois que você vira cliente do Catálogo CDC, vamos supor que a equipe deles te ofereça o seguinte:

“Compartilhe o Catálogo CDC em suas redes sociais e ganhe 30% de desconto quando algum amigo seu comprar também”.

E o ciclo vai se fechando e novas compras vão acontecendo.

*Essa frase é fictícia e o Catálogo CDC não tem conhecimento que os citei aqui.

Imagine se cada cliente deles indicasse um novo cliente?

O investimento de marketing para bater as mesmas metas cairia, certo?

Pois é isso que faz a Tellem, mas de maneira automatizada.

O Marketing de Recomendação (Referral) e o aumento do ROI

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Marcelo Canovas, diretor de marketing da Liv Up – empresa que trabalha com venda de alimentos ultracongelados – explica como as recomendações estão alterando a visão deles de aquisição de novos clientes.

“Com o grande número de empresas que fornecem serviços online, como o cliente pode escolher entre um serviço ou outro? Se eu tiver a indicação de algum conhecido, eu com certeza escolho o que me foi indicado.”

Isso vai ao encontro de uma pesquisa da Nielsen, onde 74% dos clientes consideram a recomendação de um amigo ou familiar como um fator chave na tomada de decisão de compra.

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De acordo com Fausto Matsuda, CEO da Tellem, os clientes satisfeitos estão dispostos a fazer a recomendação, no entanto, apenas uma pequena parcela realmente o faz de forma deliberada.

“Temos dados do mercado de que mais de 80% dos clientes que estão satisfeitos com um produto ou serviço estão dispostos a fazer a divulgação pelas redes sociais, mas menos de ⅓ o faz sem receber algo em troca. O restante precisa ser ativado de alguma forma.”

Além disso, no panorama que o e-commerce se encontra no país, as empresas estão buscando soluções mais rentáveis e inovadoras.

“O mercado de e-commerce atualmente está sedento por soluções inovadoras que proporcionam um maior ROI e uma maior fidelidade do cliente à marca.

Transformar os próprios clientes em embaixadores da marca proporciona isso.”, completa Eduardo Quagliato, CTO da Tellem.

Com a recente ampliação da equipe, as operações da Tellem tem crescido rapidamente, e segundo Fausto, novidades virão por aí.

Website: www.tellem.com.br

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About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

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