Na Espanha, Caixa Bank lança pulseira para pagamentos contactless

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Tecnologia em pulseiras (wearables) já fez muito sucesso no setor fitness, mas agora pode assumir também o de pagamentos. Com a recente introdução do Apple Pay, já conseguimos enxergar o fim da carteira tradicional muito próximo. Talvez não definitivamente, pois pessoas amam andar com dinheiro vivo, mas em breve você verá amigos e parentes nem se preocupando mais com isso (e a CNH, e o meu cartão Porto Seguro? E a minha carteirinha do convênio médico? Tudo isso teria que ser digitalizado também). Na Espanha, o CaixaBank já desenvolveu suas próprias pulseiras contactless para clientes que desejam pagar com um simples movimento do pulso.

Algumas pessoas no Brasil já podem ter acesso a pagamentos sem contato, graças à introdução dos cartões contactless e das maquininhas (conhecidas no mercado financeiro por POS) que também estão prontas para receber esse tipo de transação (tanto na Cielo quanto na Rede – reparem no desenho que aparece ali quando você for executar o pagamento tradicional). Esse sistema de pagamento é muito mais rápido, porque – em transações abaixo de R$50 – você não precisa inserir nem mesmo a senha.

No entanto, estes cartões ainda exigem que os clientes bancários sejam obrigados a usar uma carteira física tradicional. Para resolver este problema, o maior banco espanhol – CaixaBank – criou recentemente uma pulseira que usa a tecnologia de pagamento contactless. Dentro dela existe um microtag com detalhes criptografados do cartão de crédito ou débito, protegidas com o mesmo sistema de segurança dos chamados “cartões EMV padrão”. O chip contactless se conecta a sistemas POS para completar as transações. Um alerta no aplicativo dos usuários é enviado imediatamente a qualquer transação efetuada pelo dispositivo. Atualmente a pulseira pode ser usada em mais de 300.000 terminais contacless em toda a Espanha.

Com este lançamento, o CaixaBank está se posicionando como o primeiro banco a utilizar tecnologia wearable no país. E assim fica uma questão a se pensar: não poderiam TODAS as grandes instituições financeiras se comportarem mais como startups (e perturbar seu próprio segmento), do que se tornarem dinossauros que não conseguem acompanhar a realidade de seus clientes?

O mercado financeiro tem muitas oportunidades. E vai mudar muito nos próximos anos.

Website: www.lacaixa.es
Contato: prensa@lacaixa.es

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About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

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