PJ Pereira, um empreendedor que saiu do Brasil para fazer história nos Estados Unidos

0
IMG_4673
Às vezes eu me espanto com a simplicidade e generosidade de algumas pessoas. E nesse caso falo de um empreendedor nato que me recebeu em seu escritório de San Francisco, California.

 

PJ Pereira é um exemplo de brasileiro que veio para os Estados Unidos para construir uma verdadeira referência criativa na publicidade mundial. E isso aconteceu depois que ele lançou e dirigiu a renomada Agência Click/Isobar no Brasil. Mas pelo bate-papo, creio que ele nem tinha ideia do que levantaria de fato nos EUA.

 

Por ter trabalhado com propaganda durante alguns anos, comecei a ouvir falar do PJ Pereira logo que ele lançou sua agência em 2008, a Pereira O’Dell, com seu sócio Andrew O’Dell.

 

Ambos resolveram deixar uma agência extremamente conceituada nos EUA, a AKQA, pra construir do zero um negócio ainda mais inovador.

Naquele momento eles não tinham sequer um cliente, mas de repente ninguém menos do que a LEGO entrou para a carteira deles.

E hoje administram a comunicação de gigantes como Intel, Skype, Fox Sports, Airbnb e outras, com mais de 300 funcionários espalhados em dois escritórios nos EUA e dois no Brasil.

A agência foi considerada como uma das mais influentes dos Estados Unidos pela Forbes.

 

The beauty inside

 

Mas não estou aqui pra falar de seus prêmios (London, Clio, Cannes e até um Emmy). Nesse caso você pode ler a biografia toda no site deles. Quero te fazer pensar como empreendedor.

 

Imagine você levantar uma empresa de sucesso no Brasil, uma das pioneiras do mercado digital. E ainda assim, não satisfeito, começar outro negócio que viraria ainda maior em uma terra completamente estranha.

 

Mas isso não aconteceu da noite para o dia.
PJ chegou a San Francisco, gostou da cidade e ficou. Mas deu um passo pra trás na carreira, tornando-se diretor de criação da AKQA para posteriormente pular outros dez a frente enquanto empreendedor.
Ele chegou a mencionar que o primeiro ano nos Estados Unidos é muito complicado, mesmo que você acredite falar inglês perfeitamente.

Até mesmo para apresentar suas ideias você perde o timing para quem já é nativo, e isso faz toda a diferença.

Entretanto, ao longo dos anos você vai aprendendo e fica tão seguro ou melhor do que os locais.

E é nesse momento que a criatividade de um brasileiro pode lançar ideias na mesa que impactam milhões de pessoas no mundo, como no caso do filme “The Beauty Inside”, criado para a Intel.

 

Por dentro da Pereira O'Dell

 

Ao longo da conversa, percebi que PJ é um profissional perfeccionista, mão na massa e apaixonado pela propaganda.
Até mesmo na apresentação da agência você percebe o cuidado que ele tem com as instalações, seu envolvimento com o time criativo e o formato que eles imaginaram a disposição das estações de trabalho e espaços para reuniões.
Tente imaginar como um local inspirador pra trabalhar facilita muito mais o nascimento de grandes ideias.

 

Por fim, minha conclusão é que a Pereira O’Dell está só começando e com um apetite enorme para mudar a história da propaganda mundial. A você empreendedor, fique com o exemplo de um brasileiro que partiu do nada para se tornar sucesso no país mais competitivo do mundo.

 

Aproveite para checar essa palestra onde o PJ falou sobre criatividade no Cannes Lions de 2014:

 

Share.

About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

Leave A Reply