Serviço permite usuários doarem crédito de seus “cartões transporte”

0

Designer cria sistema de doação de crédito remanescente à instituições de caridade

Por trabalhar no mercado financeiro, sempre vejo algumas boas sacadas pra ganhar dinheiro. Mas algumas ideias simples me chamam a atenção, porque têm intenção de fazer puramente o bem a outras pessoas.

É o caso desse pequeno aparelho que faz doação para instituições de caridade na Inglaterra. Pense: toda vez que usuários de transporte público fazem uma recarga de crédito, sobra sempre alguns centavos naqueles cartões (essa sobra, pra quem não sabe, chama-se breakage). E essa sobra muitas vezes fica ali parada ou entra como receita para os emissores desses cartões. Pensando nisso, um designer do Reino Unido inventou o Common Pence, um sistema que pega o “restinho de crédito” do cartão Oyster e doa para instituições de caridade (esse cartão Oyster é muito usado no transporte público londrino).

O nome do designer é Zander Whitehurst. Funciona assim: basta passar um cartão Oyster, cartão de banco contactless ou smartphone com NFC habilitado na frente do painel para fazer uma pequena doação. Cada vez que o usuário passa, ele retira 0.50 cents de libra esterlina do crédito. Ou então é possível segurar o cartão na frente do aparelho que ele vai retirar todo o crédito restante.

Assim, todo o montante arrecadado vai para uma instituição de caridade, que no momento é decidida pela própria Common Pence e muda a cada mês (nesse momento é uma instituição contra o câncer de próstrata).

Fica aí uma dica que pode ser facilmente adaptada ao mercado de cartões no Brasil. Será que alguém tem peito pra implementar?

Assista ao vídeo:

Site: www.commonpence.org
Contato: zanderwhitehurst@gmail.com

Share.

About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

Leave A Reply