3 Grandes Tendências de Marketing que Todo Empreendedor Precisa Ficar Atento

0

Para ser um empreendedor bem-sucedido, além de encontrar uma boa ideia de negócio, é preciso saber vende-la!

Se você é empreendedor ou deseja virar um, é importante conhecer quais as tendências de Marketing para os próximos anos.

Primeiro, porque você precisa conhecer seus prospectos e saber como se comunicar e vender para eles.

E também, saber quais as tendências futuras em relação aos hábitos de consumo, pode te dar novos insights sobre ideias de negócios.

Algumas das tendências de Marketing que vou comentar:

  • Mobile Marketing
  • Social Marketing
  • Realidade Aumentada e Internet das Coisas (IoT)

Vamos lá?

tendências de marketing - mobile marketing

Mobile Marketing

Atualmente já se fala muito que os sites precisam ser responsivos.

Ou seja, que eles precisam ser acessíveis também em dispositivos móveis, como: smartphones e tablets.

E com o crescimento do acesso via smartphones, dizem que a tendência é inverter essa ordem…

O que significa criar um site ou plataforma mobile e então adaptar ao acesso via desktop.

Isso faz sentido quando vemos que no Brasil 63% do tempo gasto na internet é através de dispositivos móveis [Segundo a comStore].

Outra tendência de Marketing que já é muito forte e que ainda irá crescer bastante nos próximos anos são os apps.

Ainda segundo a comStore, do tempo de acesso via mobile, quase 90% é gasto com aplicativos.

tendências de marketing - social marketing

Social Marketing e influenciadores digitais

O Facebook ainda é a maior rede social do mundo, que em conjunto com Instagram e outras mídias sociais, faz parte do dia-a-dia de muita gente.

E uma forte tendência que já podemos perceber é a ação de influenciadores em favor das marcas.

Perfis e personalidades que falam sobre comida, indicando restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos e produtos…

Assim como na área da moda e beleza, blogueiras e famosas indicando produtos, lojas e serviços é algo que já vemos bastante, principalmente no Instagram, Snapchat e YouTube.

E a tendência é de que as marcas utilizem ainda mais essa estratégia nos próximos anos, em diversos segmentos.

Realidade aumentada e internet das coisas

Eu já falei aqui no blog sobre um aplicativo que começou a ser usado para comprar roupas diretamente das passarelas.

O Blippar possibilitou isso através da realidade aumentada [saiba mais sobre o aplicativo aqui].

E ainda há muita coisa para evoluir em relação à utilização da realidade aumentada e internet das coisas (IoT) para aproximar marcas e consumidores.

Por isso, iremos observar muitos avanços em relação a isso nos próximos anos.

Outra tecnologia que promete revolucionar é a dos Beacons.

Eles são aparelhos que utilizam a tecnologia bluetooth para transmitir informações para smartphones cadastrados.

Isso usando como base a localização dos usuários.

Confere esse vídeo que explica mais sobre como funcionam os Beacons:

Tudo isso indica que veremos cada vez mais proximidade entre o mundo online e o off-line.

O que leva ao conceito de omni-channel, essa tendência de Marketing que indica a utilização de diferentes canais (multicanais) pelos consumidores.

Na prática, um cliente pode ver um produto na loja física e acabar comprando pela loja online, ou ficar sabendo de algo pela loja online e finalizar a compra na loja física.

Essa tendência exige das marcas ações integradas entre os diversos canais…

E as novas tecnologias surgem para ajudar nessa tarefa.

Reflexos das Tendências de Marketing

Analisando essas três grandes tendências de Marketing para o futuro é possível pensar em várias ideias de negócios relacionadas.

Ferramentas e tecnologias que rompam barreiras, unindo o mundo físico e o virtual e que ainda por cima tragam comodidade aos usuários, terão cada vez mais investimentos pelas marcas.

E você como empreendedor precisa ficar atento.

Afinal, investir em uma ideia de negócio que não considere o cenário de consumo de pelo menos cinco anos a frente, já é começar errando!

Por isso, se você já tem um ideia de negócio, pense em como você pode adequá-la em relação a essas tendências de Marketing para os próximos anos.

E se você ainda está buscando uma ideia, quem sabe explorando mais esses temas você logo encontre uma!

Boa sorte!

O que você achou dessas tendências?

Acha que algumas delas é futurista demais?

Compartilhe sua opinião abaixo!

Share.

About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

Leave A Reply