Transforme o seu telhado em uma mini fazenda sustentável

0

Em um país tão grande e com tantas oportunidades rurais como o Brasil, fica até feio ouvir tantos problemas concentrados em uma cidade como São Paulo. Mas toda vez que aparece uma iniciativa que une certa sustentabilidade a agricultura, faço questão de ressaltar aqui.

Dizem que a população mundial deve chegar a 9 bilhões até 2050. As fazendas precisarão produzir 70 por cento mais alimentos do que hoje, a fim de satisfazer essas pessoas. Assim, não é surpresa que inúmeras empresas estejam desenvolvendo alternativas ao cultivo rural tradicional – criando pequenas “fazendas”, que podem crescer em espaços urbanos.

Screen Shot 2015-01-20 at 7.56.00 AM

A Cityblooms, com sede na Califórnia, criou uma estufa leve modular projetada especialmente para telhados urbanos. São mini-fazendas inteligentes, que pesam apenas 7kg por metro quadrado – minimizando possíveis problemas com a estrutura do telhado – e cada unidade é projetada para caber em qualquer outra infra-estrutura já instalada no telhado. Nick Halmos, CEO da Cityblooms, diz que é essa flexibilidade que dá ao design a sua vantagem: “A modularidade nos dá a capacidade de escalar muito facilmente. Assim, podemos adaptar uma instalação agrícola às exigências e padrões de consumo e perfis de áreas urbanas, da mesma forma que uma fazenda é construída para proporcionar”.

App para administrar as mini fazendas

Os agricultures urbanos podem comprar qualquer combinação de micro-fazendas, conectar as unidades hidropônicas na nuvem e acompanhar o crescimento de seus cultivos remotamente, pela internet. É possível controlar a irrigação, umidade e nutrição de plantas permitindo o crescimento de alimentos com mais eficiência do que os típicos jardins que existem por aí. As micro-fazendas da Citybloom têm uma variedade de opções de controle ambiental, permitindo aos usuários cultivar alimentos de forma eficaz em vários tipos de climas. Eles usam uma tecnologia hidropônica de circuito fechado, que melhora a eficiência do uso da água e protege o produto de poluição e níveis inseguros de chumbo.

Mini fazendas inteligentes

Imagino uma solução como essa espalhada pelos telhados brasileiros. Quanto desperdício de alimento não poderíamos evitar?

No vídeo abaixo você encontra mais relatos sobre o projeto:

Site: www.cityblooms.com
Contato: contact@cityblooms.com 

 

Share.

About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

Leave A Reply