O responsável pelo gerenciamento de um PDV (ponto de venda) precisa ficar atento às demandas e às
oportunidades para alavancar as vendas, aproveitar as compras por impulso e ainda
fazer uma gestão de trade marketing de excelência.
Para tanto, é necessário estudar uma série de detalhes, como:
- Fatores sociais e culturais da região em que o PDV está inserido
- Hábitos regionais ou formas de pagamento;
Além disso, é necessário pensar em como monitorar as ações e os seus resultados desejados.
Para isso, você pode contar com a ajuda de um app de trade marketing.
Quer saber como melhorar a gestão no PDV e como um app de trade marketing pode ajudar?
Então acompanhe comigo:
Crie uma ambientação para a loja
Quanto mais acolhido o cliente se sentir no PDV, maior a chance dele comprar por impulso.
Por isso, aposte na criação de um ambiente confortável para o consumidor, de forma que ele passe mais tempo da loja.
Faça um projeto do local que alinhe características que o tornem ao mesmo tempo atraente e funcional.
Unifique a decoração às características do cliente; no entanto, lembre-se de criar um ambiente funcional.
A decoração não pode atrapalhar o fluxo de pessoas no PDV…
2. Disponha corretamente os produtos
Em conjunto com a aparência da loja, a gestão do PDV precisa ficar atenta à correta distribuição dos produtos nas gôndolas.
Para tanto, faça um planograma para facilitar o trabalho da equipe de repositores e promotores. Isso vai tornar mais fácil o acesso do consumidor ao que ele necessita ou procura.
3. Fique atento ao estoque
Evitar a ruptura de produtos no PDV é essencial para uma boa gestão de trade.
Isso porque de nada adianta os esforços e investimentos se o cliente não encontra o produto na loja.
Isso gera insatisfação, o que, inevitavelmente, acarreta a troca por outro item ou até a procura por outro PDV, o que significa perda de vendas.
Nesse cenário, é preciso ficar atento e monitorar o total do estoque, com todos os dados do que entra e do que sai do PDV.
4. Conte com a ajuda de um app de trade marketing
Para melhorar a sua gestão no PDV você precisa trabalhar com dados.
São eles que garantirão que as suas ações estão sendo realmente efetivas, ou irão apontar o
que, e onde, é preciso melhorar.
Com um app de trade marketing é possível monitorar, e em tempo real, dados como preços, estoque virtual, ruptura, roteirização da equipe de campo, validação de pontos extras, ações promocionais da concorrência e várias outras funcionalidades.
Funciona assim: em um smartphone ou tablete, a equipe de campo insere esses dados no sistema, e com isso você pode monitorar, em tempo real, o estoque e outras informações de cada ponto de venda onde esteja um membro da sua equipe.
Assim, para melhorar a gestão do PDV é imprescindível contar com o uso de um app de trade marketing.
Fique atento a essa funcionalidade e boas vendas!
*Texto de responsabilidade do autor.
