Livros esportivos que todo empresário deveria ler

0

Por mais que as tarefas que um empresário e um atleta tenham que executar possam parecer completamente distintas, é possível traçar várias semelhanças entre as duas profissões.

Para chegar ao sucesso, por exemplo, ambos profissionais precisam de características psicológicas como liderança, trabalho de equipe, perseverança, persistência, motivação, resiliência e muitas outras.

Não é coincidência que vários atletas ou pessoas que trabalham diretamente com o esporte se espelham no mundo empresarial para obter sucesso, enquanto empresários de Wall Street enxergam em modalidades como o poker uma fonte valiosa para extrair lições aplicáveis nos negócios.

As relações entre esportes e negócios são imensas e em muitos livros esportivos é possível encontrar lições extremamente interessantes que podem ser aplicadas na rotina do profissional do ramo empresarial.

Onze Anéis (Phil Jackson e Hugh Delehanty)

Liderar um grupo de profissionais competentes até a vitória não é simplesmente traçar a melhor estratégica dentro do campo de atuação e esperar com que os funcionários cumpram isso.

Para vencer sistematicamente e conquistar grandes resultados a longo prazo, é preciso conhecer quem trabalha para você e explorar o melhor de cada um. Nesse livro, Phil Jackson mostra exatamente como tudo isso é fundamental para ter sucesso e como trazer isso para a rotina da empresa.

Ex-treinador da NBA com 11 títulos, o arquiteto do grande time do Chicago Bulls da década de 1990 (que conquistou seis títulos) e do Los Angeles Lakers dos anos 2000 (cinco triunfos), Jackson é uma das personalidades mais bem-sucedidas de todos os tempos nos esportes americanos.

Parte da estratégia vitoriosa de Jackson consistia em administrar o ego de suas estrelas e fazer com que até mesmo os melhores jogadores se comprometessem a realizar todo tipo de tarefa, independentemente do nível técnico que ela exigia.

Jackson conseguiu explorar as melhores facetas de lendas como Shaquille O’Neal, Kobe Bryant e Michael Jordan. Algo que ele conseguia ao lidar de uma maneira diferente com cada atleta de acordo com o que a personalidade dele precisava para crescer e brilhar nas quadras.

O livro expõe várias das maneiras pelas quais Jackson administrou o vestiário dos Bulls e dos Lakers e como ele conseguiu manter os dois elencos unidos durante vários anos. Uma verdadeira aula de liderança e capacidade de extrair o melhor de cada um.

Moneyball – O Homem Que Mudou O Jogo (Michael Lewis)

O que fazer quando você não tem recursos para competir contra as grandes equipes e precisa conseguir mostrar resultados mesmo assim? Pensar diferente da maioria e, principalmente, se apoiar na matemática para tomar decisões.

Agindo dessa maneira que Billy Beane, diretor do Oakland Athletics (time da MLB), conseguiu revolucionar os esportes americanos no fim da década de 1990 e começo dos anos 2000.

Mesmo com recursos limitados, Beane levou seu time a grandes temporadas e destronou equipes com muito mais recursos. O diretor conseguiu a façanha ao se debruçar nas estatísticas como nunca havia sido realizado antes na história do beisebol profissional.

Enquanto a maioria das equipes ignoravam alguns jogadores que ainda eram valiosos a nível profissional devido a diversas características subjetivas, Beane identificava esses “patinhos feios” e dava oportunidade para esses atletas rechaçados provarem seu valor no mais alto nível do beisebol.

Ser criativo, sair da zona de conforto, investir com poucos recursos e não ter medo de explorar novas ideias são tópicos muito presentes nesse livro e que são valiosos para muitos empresários.

A história de Beane é tão marcante e espetacular que chegou até mesmo a render um premiado filme. O longa tem o mesmo nome do romance, conta com o estrelado ator Brad Pitt no papel principal e é amplamente considerado um dos melhores filmes de beisebol já feitos.

Transformando Suor em Ouro (Bernardinho)

Photo by Fernando Frazão/Agência Brasil CC BY 3.0

Bernardinho ficou quase 20 anos no comando da seleção masculina de vôlei

Só o talento não é o suficiente para vencer, e Bernardinho, ex-técnico da seleção masculina de vôlei, afirma isso com veemência. Para um dos maiores vencedores do esporte brasileiro, o trabalho vem antes do talento e para atingir o sucesso é necessário muito suor.

O perfeccionismo, a vontade de melhorar, a gana de vencer e a capacidade de juntar o time em busca de um mesmo objetivo são características marcantes de Bernardinho e que também são fulcrais para qualquer líder empresarial que almeja o sucesso.

Além de todos esses ensinamentos pessoais, Bernardinho, como leitor de personalidades como Winston Churchill e James Hunter, também passa a importância de se espelhar em grandes líderes e pensadores para chegar longe.

O Poker Como Negócio – Onde Termina o Hobby e Começa o Business (Dusty Schmidt)

Acertar a jogada certa no poker ou fechar o negócio ideal no ramo empresarial não são ações meramente instintivas. Em ambas as situações é preciso embasar a decisão em probabilidades matemáticas e fazer a escolha depois de muito pensamento e raciocínio sobre o futuro.

Isso é só uma das várias semelhanças entre o lado empresarial e esse esporte das cartas. O livro mostra diversas similaridades dos homens de negócio e os competidores de poker e é uma lição de empreendedorismo que é muito válida para os profissionais de ambos os segmentos.

Além disso, é interessante como o autor consegue ser didático e não é necessário conhecer a fundo as regras do poker para conseguir aproveitar todos os ótimos ensinamentos da obra de Schmidt.

“Aqui, você aprenderá os conceitos que interessam tanto a empresários quanto a jogadores. Seja na mesa de poker ou de reuniões, trata-se de habilidades cruciais para se definir o grau de sucesso de qualquer empreitada”, informa o sumário do livro que tem pouco menos de 200 páginas.

O Desafio de Ser Diferente (Idel Halfen)

Idel Hafen tem vasta experiência no marketing, com passagem em grandes corporações como Ipiranga, Brasil Telecom e outras. Além de ser um profissional condecorado, ele tem uma visão ampla do marketing esportivo e nesse livro ele traça muitos paralelos entre o mercado do esporte e o mundo corporativo.

Essa obra mostra a importância de sair da mesmice e exemplifica, com casos bem práticos, como é possível aplicar a criatividade para sair do genérico com pequenas ou grandes atitudes.

“O livro será uma leitura interessante para aqueles que trabalham ou queiram trabalhar com gestão esportiva e para os amantes dos esportes, independentemente de serem atletas ou torcedores. Quem é interessado em gestão poderá ter acesso de nuances do meio esportivo que podem muito bem serem aproveitadas em corporações”, diz Halfen.

Bônus: literatura norte-americana oferece um universo mais amplo

Infelizmente nem todos os grandes livros esportivos que contêm ensinamentos valiosos para os empresários estão disponíveis em português.

Portanto, caso a língua estrangeira não seja uma barreira, é uma ótima ideia checar algumas obras que estão em inglês. Clássicos como The Lombardi Rules (Vince Lombardi Jr.), What it Takes to Be #1 (Vince Lombardi Jr.) e Negotiate Like the Pros (Kenneth Shropshire) são livros excelentes que agregam muitos valores que vão além dos esportes.

Share.

About Author

Marcelo Pimenta é fundador da LeadseVendas.com, uma empresa especializada em aquisição de clientes (marketing de performance, SEO, landing pages, email marketing, growth hacking).Pós graduado pela ESPM e com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: pimenta@businessideas.com.br

Leave A Reply