NBA House: case de sucesso no marketing esportivo com ótimas lições para qualquer negócio

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Photo by Chensiyuan/CC BY-SA 4.0 “Confronto entre Toronto Raptors e Golden State Warriors movimentou a NBA House”

A temporada deste ano da National Basketball Association (NBA) já terminou e os Toronto Raptors surpreenderam todos para conquistar o troféu do campeonato, mas a vitória inesperada do time canadense não foi a única surpresa do torneio.

A NBA House 2019 foi um dos maiores cases de sucesso no marketing esportivo das últimas temporada e a empreitada oferece ótimas lições para todos os tipos de negócio.

Trajetória mundial até desembarcar no país

A cidade de São Paulo foi a quinta ao redor do globo a receber essa ação. A NBA House foi criada como um espaço temático e apresentada pela primeira vez em 2012 durante os Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra), depois ela passou por Madri (Espanha) para receber o Mundial de Basquete da FIBA, Nova York para o NBA All-Star Game de 2015 e finalmente desembarcou no Rio de Janeiro (Brasil) para as premiadas Olímpiadas de 2016.

A NBA já havia montado uma atração similar em São Paulo em 2017, a chamada “NBA Finals” no qual passaram mais de 17 mil pessoas, mas a NBA House de 2019 contou com a parceria de grandes marcas como Budweiser, Gatorade, Vivo, Nescau, Band, Elemidia, ESPN e SporTV, que se uniram para expandir o número de eventos e atrações disponibilizadas e superar todas as expectativas de público e marketing de conteúdo.

Photo by NBA Brasil/Pôster Oficial de Divulgação da NBA House “Evento teve duração de duas semanas e proporcionou uma imersão dos fãs na cultura do basquete”

Programação dedicada a fãs casuais e torcedores fanáticos

Milhares de brasileiros assistiram aos playoffs na TV, discutiram as probabilidades com os amigos e apostaram em sites de apostas esportivas. A NBA House proporcionou um espaço único para que milhares desses fãs assistissem os jogos finais ao vivo e descobrissem os resultados em tempo real em frente de um enorme telão de 32m².

Entre os dias 30 de maio e 16 de junho foram disponibilizadas mais de 20 atrações diferentes para que os fãs pudessem mergulhar de cabeça na cultura da NBA e praticamente respirassem o esporte.

O cenário da “casa”, montada no renomado Shopping Eldorado, contou com mais de 3 mil m² de espaço repleto de experiências de realidade virtual (RV), uma réplica de um vestiário oficial da NBA, diversos jogos diferentes relacionados ao basquete e uma exposição incrível repleta de itens importantes da liga.

A exposição foi um show à parte e ofereceu aos fãs uma chance de ver de perto desde os tênis e jerseys utilizadas por alguns dos maiores craques da história da NBA até o cobiçado Troféu Larry O’Brien, taça que é entregue aos campeões de cada temporada.

Os entusiastas também puderam ver de perto mascotes das principais equipes, assim como shows de enterradas e das cheerleaders da NBA. Para completar a experiência, os fãs que visitaram a NBA House também puderam comer e beber no “NBA Sports Bars”, um restaurante temático dedicado ao público da casa que funcionou durante o evento e contou com um cardápio especializado.

Chance única para empresas ativarem suas marcas

A NBA House foi uma das melhores maneiras encontradas pelas empresas para ativarem suas marcas e se conectarem com seus consumidores, o que fez com que diversas empresas parceiras falassem muito bem sobre as oportunidades proporcionadas pelo evento.

“O basquete dita moda, influencia o lifestyle. Então, essa parceria ajuda a nos aproximarmos cada vez mais dos consumidores que se conectam com o basquete além da modalidade em si”, revelou Alice Alcântara, gerente de marketing da Budweiser, uma das principais patrocinadoras da NBA House.

“A ativação tem um viés educacional para alertar os fãs de basquete sobre a importância da hidratação para a melhora do desempenho”, afirmou Jorge Natteri, gerente de marketing esportivo da Gatorade, que também ressaltou que a associação com a NBA permitiu que a marca tivesse a chance de contar diversas histórias que realmente chamam atenção do seu público alvo.

“Os jovens buscam por experiências autênticas que vão além do ato de assistir ao jogo. Ou seja, eles desejam se encantar pelas histórias de superação e suor à camisa, vivenciando a mesma energia da atmosfera do ginásio”, explicou.

A Vivo, representante do aplicativo NBA League Pass no país e responsável por um jogo no evento que envolvia uma série de plataformas virtuais e uma mistura de basquete com três em linha, também comemorou a oportunidade.

“A parceria nos permite trazer essas experiências para nossos clientes, seja com a oferta do League Pass, seja em ações de aproximação com a marca, como as feitas na NBA House mais uma vez”, resumiu Marcio Fabbris, vice-presidente B2C da Vivo.

Exemplo de integração de sucesso que merece ser admirado e replicado

É possível aprender muitas coisas ao ler diversos livros esportivos, mas a forma única que a NBA House conseguiu integrar o basquete com a ativação de marcas dos mais diversos segmentos é um exemplo de sucesso que merece ser admirado e replicado por qualquer empreendedor.

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About Author

Marcelo Pimenta é fundador da PimentaSchool.com, a escola definitiva para quem deseja aprender a Como Atrair Clientes todos os dias pela internet (com cursos online e mentorias em grupos restritos a empresários).Com mais de 15 anos de experiência em vendas online, é pós-graduado pela ESPM com especialização em Negócios Internacionais pela Florida International University (Miami, EUA).Foi Diretor de Marketing da Verisure Brasil, a maior empresa de Alarmes Monitorados da Europa.Foi um dos co-fundadores da Vale Presente Mastercard, onde atuou por 4 anos como Gerente Geral de Marketing e Produtos.Além disso, trouxe a marca americana de camisetas Threadless para o Brasil e foi head da área de social commerce da varejista Magazine Luiza.Ajuda empreendedores em todo o Brasil e organiza o meetup dos Growth Hackers de SP http://meetup.com/growth-hackers-spLinkedin: http://br.linkedin.com/in/pimentamarcelo/ e-mail: marcelo@pimentaschool.com

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