Insights, Ideias de negócios e muito mais

Transformação digital no varejo: como impacta as vendas?

A transformação digital no varejo é um processo cada vez mais necessário, principalmente, porque a tecnologia avança a passos largos todos os dias — e o comércio não fica para trás quando o assunto é inovação.

publicidade

Aliás, nem as lojas nem os clientes ficam de fora, já que muitos esperam receber experiências digitais quando interagem com uma marca. Neste cenário, o papel dos gestores é o de se adaptar e usar as melhores ferramentas para aumentar as chances de sucesso.

Posto isto, que tal entender melhor o impacto da transformação digital nas vendas no varejo e ver como implementar essa estratégia na sua loja? Para tanto, basta continuar a leitura e conferir as dicas que apresentamos no artigo a seguir!

O que é a transformação digital no varejo?

A transformação digital no varejo consiste no uso de ferramentas que mudam a maneira como os comércios executam suas tarefas e interagem com o seu público. A ideia é otimizar as lojas a fim de garantir que os estabelecimentos se adequem às novas tecnologias e, assim, aumentem sua eficiência operacional.

publicidade

No geral, a transformação digital é um processo natural no varejo, já que representa uma evolução do sistema tradicional. Por esse motivo, você, como gestor, não deve oferecer resistência, mas abraçar as mudanças a fim de obter uma vantagem competitiva.

Posto isto, a estratégia é regida por três pilares, que são:

publicidade
  1. Personalização: uso da tecnologia para transformar a experiência dos clientes ao fazer com que a loja consiga se adaptar às suas necessidades e expectativas;
  2. Automação: aplicação de ferramentas que tornam os processos mais eficientes e, ao mesmo tempo, reduzem a intervenção humana em tarefas rotineiras (como gerar notas fiscais ou gerenciar o estoque);
  3. Otimização de processos: garantir o máximo de aproveitamento dos recursos a fim de que a empresa consiga os melhores resultados.

Agora que você já sabe o que é a transformação digital no varejo, continue a leitura para entender o que a tecnologia mudou no comércio e qual foi o seu impacto nas vendas!

Qual é o papel da tecnologia na transformação do setor varejista?

O principal papel da tecnologia na transformação digital no varejo é o de promover a digitalização e a otimização dos canais de venda. A intenção não é substituir completamente os pontos físicos ou as equipes humanas, mas criar ferramentas que ajudam a integrar os processos e deixá-los mais fluidos.

Dito isto, a tecnologia, especialmente a inteligência artificial (IA), também tem a função de facilitar a análise de dados para que o comércio entenda as necessidades dos seus clientes e personalize as experiências.

publicidade

Desse modo, é possível criar jornadas de compra mais imersivas e, portanto, eficientes em captar a atenção e convencer os consumidores de que vale a pena comprar um produto.

A propósito, o impacto da transformação digital nas vendas no varejo pode ser bastante significativo e benéfico para as empresas. Veja a seguir os principais benefícios de investir na mudança!

Quais os benefícios da transformação digital no varejo?

Os principais benefícios da transformação digital no varejo são:

  1. Aumento da eficiência;
  2. Melhora da experiência dos clientes;
  3. Redução dos custos;
  4. Aumento do faturamento.

Veja mais detalhes logo abaixo!

1. Aumento da eficiência

Um dos principais benefícios da inovação tecnológica no comércio é o aumento da eficiência operacional.

Isso porque as ferramentas, quando bem utilizadas, são capazes de agilizar a execução de diversos processos que, de outra forma, tomariam bastante tempo. Entre os destaques, podemos citar a gestão de contas e a conciliação financeira.

O resultado é que as equipes ficam livres para se dedicarem ao que mais importa, que é aumentar as vendas.

2. Melhora da experiência dos clientes

Lembra que falamos que um dos pilares da transformação digital no varejo é a personalização? Pois bem, essa característica resulta na melhora da experiência dos clientes.

Em outras palavras, eles ficam mais satisfeitos ao interagir com a marca porque têm suas necessidades atendidas de forma rápida e precisa. Além do mais, uma experiência personalizada ajuda a aumentar os níveis de engajamento, satisfação e fidelização.

3. Redução dos custos

Outro ponto positivo da transformação digital no varejo é a redução dos custos operacionais.

Afinal, o uso da tecnologia promove a diminuição dos gastos com retrabalho e tarefas demoradas, além de possibilitar a manutenção de uma equipe reduzida, mas, ainda assim, produtiva.

4. Aumento do faturamento

Para finalizar essa lista de benefícios, temos o aumento do faturamento. Primeiro, porque o uso da tecnologia pode ajudar a elevar o ticket médio (que é quanto cada cliente gasta em média a cada visita à loja).

Para facilitar a compreensão, digamos que um cliente de uma loja multicanal (que funcione no físico e no virtual) resolve fazer um pedido pelo site e escolhe a opção de retirar por conta própria.

Neste cenário, há chances reais de ele decidir comprar outro produto ao chegar no ponto de venda físico e ver uma promoção ou lembrar que precisa de mais alguma coisa, o que leva ao aumento do ticket médio do empreendimento.

Agora, chegou o momento de ver algumas dicas práticas de como implementar a transformação digital no seu comércio. Está preparado?

Como investir na transformação digital no varejo?

Para investir na transformação digital no varejo e garantir que o negócio esteja preparado para o futuro, é necessário, primeiro, avaliar a empresa em busca de oportunidades de melhorias e estudar as necessidades dos clientes.

A ideia é alinhar os dois pontos e encontrar o equilíbrio entre otimização de processos e experiência dos consumidores. Em seguida, é preciso investir em tecnologia, como ferramentas de gestão financeira e plataformas de venda online (como sites, marketplaces ou aplicativos).

Certifique-se também de integrar todos os canais e oferecer treinamento para que seus colaboradores saibam como usar as plataformas. Ao mesmo tempo, monitore os resultados e esteja sempre pronto para implementar ajustes a fim de manter a empresa sempre atualizada.

Para finalizar, não se esqueça dos pilares da transformação digital (personalização, automação e otimização) e direcione todos os seus esforços para alcançar a excelência nestes três pontos.

Este artigo foi escrito pela F360, plataforma de gestão financeira para lojas e franquias, que torna o gerenciamento desses negócios muito mais eficiente, seguro, fácil e dinâmico.