Teste A/B: como aplicar para otimizar as ações de marketing?
Verdade seja dita: nem toda estratégia e ação de marketing digital vai impactar os seus clientes. Por isso, o ideal é testar diversas versões para saber qual delas teve a melhor performance. E é exatamente para isso que existe o teste A/B.
Ao testar textos, cores, elementos e campanhas, é possível perceber que um mínimo detalhe pode fazer toda a diferença na conversão de um e-mail ou uma notificação push, por exemplo.
Afinal, um e-commerce ou aplicativo tem o objetivo maior de vender, certo?
E essa experimentação é o melhor caminho para descobrir como conquistar e reter seus clientes a longo prazo, potencializando sua experiência com a marca.
Vamos aprender como fazer teste A/B no marketing digital? Leia até o final e veja um passo a passo completo, além de entender o que é e quais os benefícios dessa estratégia.
O que é teste A/B no marketing digital?
O teste A/B é uma estratégia criada no design para experimentar diferentes versões de um site para identificar qual delas tem maior conversão. Quando trazido para o marketing digital, essa técnica é utilizada para mensurar o desempenho de textos e imagens de ações e campanhas.
Também conhecido como teste de divisão ou teste de bucket, compara duas versões de uma mesma campanha para ver qual delas atraiu mais cliques com base nas principais métricas de marketing definidas.
Para entender melhor o que é teste A/B, veja alguns exemplos abaixo.
Exemplos de testes A/B no marketing on-line
No marketing digital, é possível aplicar o teste A/B em:
- chamadas para ação (CTAs);
- título do site, páginas de produtos/serviços e envios de e-mail, SMS, mensagens in-app etc;
- assunto do e-mail;
- links de navegação e deep links;
- landing pages;
- design/layout do e-commerce ou aplicativo;
- oferta de conteúdo e promoções;
- campanhas de engajamento e retenção;
- endereço de e-mail corporativo;
- imagens/vídeos/áudios;
- slogans e tags;
- botões no site e app, como de redes sociais;
- e muito mais.
Por exemplo, vamos supor que você tenha um aplicativo que vende roupas femininas e masculinas para jovens e adultos, e precisa aumentar as vendas e o faturamento, ou seja, converter mais leads em clientes.
Com o teste A/B, pode entender qual layout usado tem mais aceitação ― e vendas. Ou, então, mudar a cor ou o texto de um botão de CTA ou um assunto de e-mail para identificar qual é mais persuasivo.
Ou seja: ele pode ser aplicado para testar diversos cenários para oferecer a melhor experiência ao cliente e, consequentemente, elevar a receita da marca.
Quando usar o teste A/B?
O teste A/B pode ser aplicado a todo e qualquer momento em ações e campanhas de marketing omnichannel de e-commerces e aplicativos.
Porém, em algumas situações, ele se torna uma excelente “carta na manga” para otimizar os resultados, como:
- campanhas que não estão funcionando;
- lançamento de produtos/serviços, inclusive novo site e aplicativo;
- ações de datas comemorativas;
- estratégias omnichannel para elevar o engajamento e a retenção;
- conteúdos definidos pelo algoritmo da IA com base no comportamento do usuário.
Logo, ele pode ser aplicado em vários canais de comunicação com o público, como e-mail marketing, anúncios pagos, newsletter, mensagens por WhatsApp, SMS, notificações push, mensagens in-app, app inbox e mais.
Cabe destacar mais um cenário de quando usar o teste A/B: para otimizar processos de onboarding (integração) e fluxos de automação de marketing, entendendo qual jornada tem melhor desempenho.
Quais os benefícios do teste A/B?
O principal benefício do teste A/B é proporcionar uma melhor gestão das campanhas de marketing, fornecendo dados para gerar insights que servirão como base das estratégias escolhidas. Afinal, essa técnica permite identificar o que está ou não funcionando para realizar melhorias eficazes.
Ao entender o que interessa mais seu público, os profissionais de marketing podem tornar o relacionamento mais próximo, engajado e duradouro. Os achismos ficam de lado e abrem espaço para tomada de decisões orientadas por dados quantitativos.
Além disso, ele possibilita monitorar métricas de marketing em tempo real para buscar constantemente o aumento das conversões. E, como resultado, a marca vende e fatura mais, melhorando outros indicadores de desempenho, como taxa de retenção, CAC (Custo de Aquisição de Clientes), ROI (Retorno sobre o Investimento), entre outros.
Como fazer teste A/B no marketing?
Para fazer o teste A/B de modo eficiente, a chave é investir tempo e dedicação no seu planejamento para evitar erros na execução e coleta dos resultados.
Veja abaixo um passo a passo completo e aprenda como fazer teste A/B no marketing para analisar diversos cenários de conteúdos e campanhas.
- Identifique locais de teste: saiba o que você deseja experimentar, como e-mail marketing, newsletter, SMS, layout do app, botão CTA etc. Não se esqueça de elencar os alvos de acordo com sua urgência e seu impacto.
- Monte um bom planejamento do teste A/B: defina o objetivo, qual aspecto será experimentado, a segmentação de clientes que receberá o conteúdo e os prazos de envio e análise.
- Determine as métricas de marketing: a ideia é escolher quais KPIs fazem sentido para determinar os resultados. Em uma análise de CTA, veja a taxa de conversão de cada botão e em quais deles o usuário navegou mais pelo site ou app, por exemplo.
- Crie as versões A e B para testar com base em como podem elevar o desempenho da ação.
- Execute o envio e acompanhe os resultados em tempo real por uma ferramenta de teste A/B automatizada.
- Identifique a melhor versão e aplique mudanças para melhorar o engajamento, a conversão e a experiência do cliente.
Lembramos que esse tipo de teste é cíclico e deve ser feito constantemente para acompanhar de perto o comportamento do cliente e converter cada vez mais. Afinal, ele é uma excelente oportunidade de aprendizado para aprimorar processos, fluxos e conteúdos para elencar a versão vencedora.
Para isso, a chave é usar uma plataforma inteligente de automação de marketing!
Use uma ferramenta de teste A/B com IA
Para potencializar seu teste A/B, conte com o suporte inteligente da CleverTap, plataforma baseada em IA para identificar o conteúdo, o canal, o momento e a frequência ideais para elevar o engajamento e a conversão em escala. E tudo isso com análises de resultados e dos dados do cliente em tempo real.
As jornadas de compra com testes orientados são potencializadas e permitem que os profissionais de marketing digital verifiquem a estratégia vencedora e apliquem melhorias contínuas para crescer cada vez mais.
A CleverTap possibilita testar vários elementos de campanhas, como textos, CTAs, criativos, entre outros. Os envios e as análises são feitas de modo automático, assim como o mapeamento da base de clientes para definir conteúdos com base em seu estágio da jornada.
Quer potencializar os resultados e sua conversão com os testes A/B? Então conheça tudo o que a plataforma inteligente da CleverTap pode te oferecer!
Este texto foi escrito pela CleverTap, plataforma inteligente de engajamento omnichannel, que permite criar experiências personalizadas para reter seus clientes mais valiosos.